PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL RUY PEREIRA

DISCENTE : DANIEL RUY PEREIRA
DATA : 02/12/2021
LOCAL: UFABC - vídeo conferência

A reflexão sobre a prática à luz de uma proposta fundamentada na Taxonomia de Bloom Revisada: as experiências de professores brasileiros

Baseado na vivência dupla de um dos autores como professor de ciências nos sistemas educacionais britânico e brasileiro, procuramos estabelecer algumas de suas bases teóricas, bem como traçar paralelos com o contexto brasileiro, à luz de uma prática reflexiva. Discutimos, então, as bases teóricas da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR), de 2001, com críticas feitas à sua proposta teórica e implantação em sala de aula, a fim de construir uma proposta pedagógica contextualizada para professores brasileiros. A proposta foi apresentada em um curso de extensão feito em duas edições, a fim de responder à questão “Quais reflexões sobre a prática os professores brasileiros de ensino fundamental II e médio, participantes de um curso de extensão, fazem ao serem expostos a uma proposta pedagógica desenvolvida com base na Taxonomia de Bloom Revisada, para planejamento, ensino e avaliação de seus alunos?” Os dados foram produzidos dentro da metodologia de pesquisa-ação crítico-colaborativa, por meio de um curso de extensão ministrado junto ao Instituto Educacional Futuro da Ciência (IEFC), no qual professores foram apresentados às bases teóricas da TBR, em encontros semanais pela plataforma ZOOM. Durante os encontros, atividades foram desenvolvidas e registradas por meio do vídeo-chat. Ao final dos encontros, professores foram encorajados a preparar uma aula ou sequência didática usando os conceitos aprendidos no curso, e produzir um trabalho final escrito de 1 página, relatando sua experiência na aplicação das idéias da proposta pedagógica. Por conta da pandemia o trabalho foi substituído por entrevistas semiestruturadas com alguns dos participantes, após quatro meses da finalização do curso. Os dados foram analisados nos softwares Microsoft Excel e QDA Data Miner Lite, conforme os princípios da análise de conteúdo. A conclusão responderá à nossa pergunta de pesquisa, sobre quais reflexões à prática os professores brasileiros fazem quando expostos à essa proposta pedagógica estruturada pela TBR.

Presidente - Interno ao Programa - 1746094 - MARIA INES RIBAS RODRIGUES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1364215 - MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FABIANA KNEUBIL
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN