PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: LINDÉIA ALVES SARAIVA PAVIOTI

DISCENTE : LINDÉIA ALVES SARAIVA PAVIOTI
DATA : 09/12/2021
LOCAL: participação via remoto

ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIAS PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO 1º ANO INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL.

As crianças dos anos iniciais do ensino fundamental precisam encontrar situações lúdicas voltadas para aprendizagem. Luckesi (2015) pontua que a criança aprende brincando, portanto, pela ação. Assim, no ensino de ciências a criança pode vivenciar ações lúdicas que lhe permitam formular hipóteses e explicar fenômenos que acontecem no seu dia-a-dia. Delizoicov e Slongo (2011) advertem que os alunos dos anos iniciais necessitam de uma dimensão lúdica na aprendizagem de Ciências, preservando o conteúdo, para que então o conhecimento científico se torne desejado. O presente trabalho tem o objetivo de investigar como os elementos lúdicos, inseridos em uma proposta de alfabetização científica contribuem na aprendizagem de crianças do 1º ano inicial do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com observação participante, em que pesquisadora (e também a professora), obteve contato direto com os sujeitos no espaço social da pesquisa, participando do contexto escolar (MINAYO, 2013). Os sujeitos estudados foram 23 alunos do primeiro inicial dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola municipal, da região do Grande ABC em São Paulo. Os dados foram coletados a partir de observações, vídeos, registros orais e pictóricos. Foi elaborada uma sequência didática, com o foco nas atividades lúdicas como estratégia de ensino para explorar o tema Corpo Humano e Saúde, de acordo com as competências e habilidades da BNCC. A sequência didática foi estruturada segundo o modelo metodológico dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) (DELIZOICOV, ANGOTTI, 1990). Os dados coletados foram analisados de acordo com os indicadores da alfabetização científica de Sasseron (2008) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As discussões no campo da ludicidade foram apoiadas nos referenciais de Kishimoto (1998, 2011); Albrecht (2009) entre outros. As discussões epistemológicas foram apoiadas em Piaget (1975,1999) e Vigotski (1984, 2014). O estudo revelou que algumas atividades lúdicas como estratégias para o ensino de ciências atingiram todos os indicadores de alfabetização científica e outras parcialmente. Identificamos que outras propostas de atividades lúdicas poderiam ter apresentado melhores resultados. É importante que o professor avalie a sua intencionalidade didática ao propiciar novas vivências lúdicas nas aulas de ciências, avaliando também, se possível, os resultados alcançados em relação à alfabetização científica.

Presidente - Interno ao Programa - 1658927 - MAISA HELENA ALTARUGIO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - TATIANA SCHNEIDER VIEIRA DE MORAES - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS