PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: DIEGO NUNES NAVARRO

DISCENTE : DIEGO NUNES NAVARRO
DATA : 12/11/2021
LOCAL: Santo André

UM ESTUDO DE CASO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DE CAPITAL CIENTÍFICO E IMPLICAÇÕES PERANTE AÇÕES INSTITUCIONAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

Usando a Sociologia da Ciência e os conceitos de campo, habitus e capitais de Pierre Bourdieu, este trabalho tem como objetivo estudar o espaço social da Universidade Federal do ABC de maneira a tentar compreender se existe alguma relação entre a distribuição de capitais simbólicos de interesse à esse espaço social ante implementação de propostas institucionais, especificamente, a implementação do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Exatas. O objeto de estudo dessa dissertação foi o subcampo universitário da Universidade Federal do ABC, o qual contava com 730 agentes. Para análise desses agentes optou-se por dedicar o debate em torno do capital simbólico do tipo científico. Além disso, levou-se em conta que o capital científico pode adquirir característica como as de prestígio científico, poder científico e poder universitário. Do subcampo universitário analisado notou-se que agentes com alto poder universitário também detém alto poder e prestígio científico e que existe uma espécie de relação entre esses capitais, de forma que quanto maior a acumulação de um, mais provável a acumulação dos outros. Ficou evidente que a implementação de cursos de graduação tal como a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais são, também, estratégias que podem resultar em vantagens na acumulação de capitais de interesse para diversos agentes nesse subcampo.

Presidente - Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MAURICIO PIETROCOLA PINTO DE OLIVEIRA - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - IONE RIBEIRO VALLE
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1550494 - SERGIO HENRIQUE BEZERRA DE SOUSA LEAL