PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: ADRIANA CRISTINA GALIS

DISCENTE : ADRIANA CRISTINA GALIS
DATA : 12/08/2021
LOCAL: Defesa remota - Link: meet.google.com/srb-mpof-oex

A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para o conhecimento das colônias americanas do século XVIII: Possibilidades para a Educação Científica.

Esta pesquisa propõe-se a estudar a Viagem Filosófica empreendida por Alexandre Rodrigues Ferreira (1756-1815) às capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá, no século XVIII, para compreender o controle colonial português na América, por meio do mapeamento de suas possessões e potencialidades naturais, assim como a inserção de Portugal às ciências praticadas na época para manter seu vasto império Ultramar. Esta é uma visão eurocêntrica de mundo e, desta forma, inviabilizou a continuidade de histórias, conhecimentos e dinâmicas sociais que já existiam antes da dominação colonial. O objetivo desta pesquisa é analisar a Viagem Filosófica Portuguesa e inserir a temática da História das Ciências no Brasil na formação de professores de ciências, discussão de extrema relevância quando buscamos formar professores de ciências para a Educação Básica. A metodologia nesta pesquisa prevê em primeiro momento a discussão teórica, seguida por um minicurso realizado com licenciandos dos cursos de ciências da UFABC com a perspectiva da Educação Científica reflexiva. A análise dos dados no minicurso será orientada pela Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Pretendemos realizar uma análise de como a temática pode contribuir para a História das Ciências e o ensino de ciências e, em especial, para a formação inicial de professores de ciências naturais a partir dos referenciais teóricos selecionados. Ao final da pesquisa, esperamos contribuir para a inserção da História das Ciências na formação de professores de ciências naturais e que futuro professor se sensibilize para o pensamento crítico, ético, reflexivo e cidadão para um aprendizado significativo das ciências.

Presidente - Interno ao Programa - 1656374 - MARCIA HELENA ALVIM
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3155739 - MARIANA MORAES DE OLIVEIRA SOMBRIO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ZAQUEU VIEIRA OLIVEIRA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN