AÇÕES E REFLEXÕES SOBRE E NA PRÁTICA DOCENTE:
discutindo as relações entre os conhecimentos do professor e o ensino de transformações geométricas
A pesquisa apresentada nessa dissertação foi concebida em continuidade a duas pesquisas de iniciação científica, nas quais foram exploradas a fundamentação teórica, os documentos curriculares e tarefas relacionadas ao ensino do conteúdo matemático de transformações geométricas. Visando abordar como o professor organiza e materializa tais aspectos em sala de aula, tem-se como objetivo nesse trabalho evidenciar e compreender como os conhecimentos do professor interferem na sua prática em relação ao conteúdo de transformações geométricas, e evidenciar e compreender que conhecimentos do professor emergem na interação com tarefas sobre o conteúdo matemático de transformações geométricas. A pesquisa foi de natureza qualitativa, e consistiu em três grandes eixos, sendo o primeiro uma revisão de literatura sobre os conceitos a serem abordados nos demais eixos. O segundo eixo diz respeito aos conhecimentos do professor que emergem ao abordar o conteúdo de transformações geométricas em sala de aula, no qual, utilizando-se a ferramenta Knowledge Quartet, foi analisada e discutida uma situação de na qual uma professora trabalhou em sala o conteúdo matemático de transformações geométricas. Por fim, o terceiro trata dos conhecimentos do professor que emergem na interação com tarefas sobre transformações geométricas, no qual foi elaborada, com base nas constatações da aula analisada no eixo anterior, uma tarefa investigativa com o software Geogebra, que foi abordada com professores durante uma ação de formação continuada, e através da qual pretendeu-se mobilizar neles atributos da prática reflexiva, visando com que tais hábitos reflitam permanentemente na atuação docente.