PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVANA PAVÃO TEIXEIRA PAPALARDO

DISCENTE : SILVANA PAVÃO TEIXEIRA PAPALARDO
DATA : 08/07/2021
LOCAL: Universidade Federal do ABC

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA AS MENINAS ADOLESCENTES SE ENVOLVEREM COM AS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Estudos indicam que a desigualdade de gênero, exclusão social e fatores históricos, colocam as meninas e mulheres em desvantagem frente aos cursos de Ciências da Natureza. Por esse motivo, o ensino de ciências pode ser desenvolvido com atividades que contribuam para uma ciência mais abrangente e inclusiva, como na perspectiva de ensino por investigação. O objetivo de nossa pesquisa foi compreender as dinâmicas de envolvimento e participação das meninas adolescentes, em situações didáticas de ensino através de atividades investigativas, numa ação extensionista na Universidade Federal do ABC. Nossas análises se voltam para compreender se as meninas participaram em maior frequência que os meninos, como ocorreram as interações, se as atitudes e ações das mediadoras contribuíram para promover maior participação das meninas em equidade de gênero. O público da pesquisa foram alunos de escolas situadas na região do ABC paulista, com idade entre 13 e 14 anos dos anos finais do ensino fundamental (8o e 9o anos). Além das aplicações didáticas também foram realizadas palestras sobre metodologia de construção do conhecimento científico e entrevistas com pesquisadoras da Universidade UFABC. Também, comparamos os dados coletados com os dados da pesquisa anterior realizada por Almeida (2018), que evidenciaram o potencial das atividades investigativas para maior envolvimento das meninas entre 9 e 10 anos com as ciências naturais. O desenvolvimento metodológico da pesquisa tem um enfoque qualitativo, o contexto foi vídeo-gravado e os dados estão sendo analisados.

Presidente - Interno ao Programa - 1802150 - MARCO ANTONIO BUENO FILHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1371962 - DANUSA MUNFORD
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3048505 - LUCIANA APARECIDA PALHARINI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA