PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODOLFO HENRIQUE DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODOLFO HENRIQUE DE SOUZA
DATA : 21/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Santo André
TÍTULO:

O QUE INFLUENCIA A ESCOLHA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA? Um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistanas da UFABC, IFSP e USP


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Poucos estudantes se formam no curso de licenciatura em física na universidade pública e buscam efetivamente a carreira de professor de física, enquanto muitos outros evadem neste curso ou se formam e desistem da profissão. À medida que isso vêm acontecendo, as pesquisas se mostram preocupadas em entender como a vida pessoal, a escola, e a universidade dos licenciandos em física corroboram no processo de escolha entre ser ou não ser licenciando em física. Com isto, esta pesquisa busca entender como os estudantes de licenciatura em física da região da grande São Paulo, de três instituições diferentes - USP, IFSP e UFABC – entendem o seu processo de escolha por seu respectivo curso, uma vez que pode ser produto de sua história e de sua família. De tal maneira, a interpretação que é feita para entender a trajetória desses estudantes mobiliza os conceitos da teoria de Pierre Bourdieu, como capital cultural, estratégia de classe e superinvestimento. Com as entrevistas semiestruturadas, as falas dos nove licenciandos em física são analisadas por Análise de Conteúdo (BARDIN, 2001) e análise comparativa. Com isso, resultou-se em três categorias guarda-chuva – ciência, docência e universidade – e subcategorias que indicam dimensões que influenciam na escolha pelo curso de licenciatura em física. Observa-se que, para cada sujeito pesquisado, existem formas distintas de fazer relações entre categorias e subcategorias. Mas, de maneira geral, o interesse dos sujeitos pesquisados pela ciência ocorre pela interação com as disciplinas escolares; o interesse pela docência se dá pelo envolvimento com práticas da docência; e o interesse pela universidade pública se dá pela busca da ascensão social. Outras conclusões percebidas é que as pessoas pesquisadasdo gênero feminino se interessam pela astronomia antes de se interessarem pela física; e que para quaisquer universidades, pelo menos um pesquisado tem dificuldade com a matemática.   


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - REBECA VILAS BOAS CARDOSO DE OLIVEIRA - IFSP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1746094 - MARIA INES RIBAS RODRIGUES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - BRUNO DOS SANTOS SIMÕES - UFGD
Notícia cadastrada em: 17/05/2021 11:15
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