PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA CORDEIRO GAMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAELA CORDEIRO GAMA
DATA : 26/05/2021
LOCAL: modo remoto

QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM MEIO ESCOLAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PORTUGAL

O presente estudo de doutoramento tem como temática a discussão de questões de gênero e sexualidade em meio escolar, no âmbito da Educação para a Sexualidade (ES), nos países Brasil e Portugal. As concepções de sexualidade se têm transformado, envolvendo aspectos não só biológicos, mas também históricos, sociais e culturais. Assim, a ES conquista um papel importante nessa discussão, pois pode favorecer o debate sobre a naturalização e normalização de comportamentos e estereótipos de gênero e, ao mesmo tempo, pode contribuir para a prevenção da violência sexual e de gênero contra crianças na escola. Nesse sentido, o objetivo desta tese é analisar se os/as professores/as dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF), no Brasil, e os/as professores/as de Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), em Portugal, se reconhecem como profissionais legitimados a tratar de questões de sexualidade e gênero no âmbito da ES. Para tanto, realizou-se uma investigação-ação de natureza mista, dividida em três fases: diagnóstico, ação e avaliação. Na primeira fase fez-se um levantamento das legislações e documentos normativos dos dois países em relação à ES e também se aplicou um questionário com perguntas abertas e fechadas aos professores/as dos dois países, com o objetivo de comparar a percepção desses profissionais sobre a sua legitimidade para tratar de sexualidade e gênero com as crianças. Na fase de ação, a partir do diagnóstico, realizou-se quatro sessões formativas com seis professores dos AIEF no Brasil, os quais responderam aos questionários, visando o aprofundamento da investigação no país. Na fase de avaliação, realizou-se um grupo focal com os/as professores/as brasileiros/as para avaliação desse percurso formativo e pretende-se realizar uma triangulação dos dados obtidos. A análise dos resultados está em andamento. Em relação aos documentos, encontrou-se diferenças em relação à obrigatoriedade do trabalho em ES, pois em Portugal a ES é obrigatória a partir do 1º ano, com referencial de conteúdo para consulta, e no Brasil de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a ES não é obrigatória. Além disso, a análise estatística dos questionários indicou diferenças significativas entre os dois países no que tange as variáveis: legitimidade, impedimentos, conteúdos a serem abordados, modalidade da ES e efeitos da ES para as/os estudantes. A análise de discurso que está em processo, contempla as fases de ação e avaliação. A partir dos dados analisados, construiu-se a Temática 1, que aborda as concepções sobre sexualidade e gênero, a formação das/dos professoras/es e, sob a perspectiva delas/es, como a escola entende e aborda, enquanto instituição, as questões de gênero e sexualidade. Como próximos passos indicam-se a finalização da análise dos dados e a discussão com a literatura produzida sobre o assunto.

Presidente - Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1364215 - MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA FILOMENA RODRIGUES TEIXEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA DA GRAÇA FERREIRA SIMÕES DE CARVALHO - UMINHO