PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: ANITA IRACEMA SIMÃO

DISCENTE : ANITA IRACEMA SIMÃO
DATA : 17/05/2021
LOCAL: UFABC Santo André

Educação em Direitos Humanos  e violência escolar: Cartografia das escolas de São Bernardo do Campo/ SP (2018-2020)

O trabalho dialoga com a linha de pesquisa História das Ciências e Matemática e interfaces com a Educação, da pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Maria Dietrich (UFABC) e co-orientação do Prof. Dr. Geovanni Gomes Cabral (UNIFESSPA). A questão da violência na sociedade atual é alarmante. Inúmeros pesquisadores nacionais como Marilia Pontes Sposito e internacionais como Robert Muchembled debruçam-se sobre a questão da violência e especificamente a escolar. Até a presente data, a única hipótese compartilhada por eles é que ela acontece, na grande maioria, entre jovens do sexo masculino. Umas das causas da violência são as desigualdades sociais geradas pelo capitalismo neoliberal. Elas se acentuam devido a excessiva concentração de renda na mão da burguesia e a exploração da mão de obra dos trabalhadores. Esta sociedade neoliberal é normativa e faz com que os conflitos sociais tomem cada vez mais a forma do racismo, do machismo, da misoginia, do feminicídio, da homofobia, das rivalidades étnicas religiosas, da xenofobia e do ultranacionalismo. Esta dissertação entende que a escola é um microcosmo da sociedade atual. A população, as mídias e pesquisadores em violência escolar apontam para a própria escola de educação básica como o lugar onde podemos minimizar a violência ensinando sobre Direitos Humanos. Se a escola é realmente este lugar, como devemos tratar o problema da violência que se reproduz no seu interior? Os professores e toda comunidade escolar estão preparados para encontrar soluções para isso? Será que os alunos estão dispostos a aprender sobre Direitos Humanos? Será que o discurso dos professores e comunidade condiz com suas práticas diárias em Direitos Humanos? O objetivo deste trabalho, diante destes questionamentos, é mapear a violência nas escolas públicas estaduais através de uma pesquisa realizada por questionário. Foram escolhidas 10 escolas da cidade de São Bernardo do Campo a partir de critérios previamente estabelecidos. Após a análise dos dados obtidos com a pesquisa de campo, iremos responder as seguintes questões: A violência está ligada à pobreza? A violência influencia no desempenho acadêmico? A Educação em Direitos Humanos é capaz de minimizar a violência escolar? O resultado também trará elementos para elaboração de projetos para minimizar a violência na comunidade escolar baseados na Educação em Direitos Humanos.

Presidente - Interno ao Programa - 1568760 - ANA MARIA DIETRICH
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1349564 - AILTON PAULO DE OLIVEIRA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GEOVANNI GOMES CABRAL - UNIFESSPA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MIRNA BUSSE PEREIRA - FSA