As hortas urbanas da cidade de São Bernardo do Campo e as práticas de Educação não formal voltadas a questão ambiental.
Essa pesquisa tem por objetivo investigar a relação das hortas urbanas orgânicas da
cidade de São Bernardo do Campo dentro da perspectiva da Educação Ambiental não-
formal trazendo como fonte de análise as narrativas dos horticultores. Nesse sentido,
busca dar visibilidade às suas memórias e vivências, além de traçar relação com
discussões de temáticas agroecológicas e de proteção ambiental presentes no debate do
desenvolvimento sustentável seja no campo ou na cidade. Traremos reflexões sobre os
desdobramentos para as políticas de Educação Ambiental no âmbito municipal,
analisando, portanto, a História Ambiental principalmente a regional. A pesquisa de
campo foi realizada nas hortas urbanas orgânicas do município, por meio das entrevistas
de História Oral com os horticultores. Busca-se deste modo, compreender, inter-
relações entre política estatal, sociedade, educação ambiental e ciência e tecnologia.
Veremos nesse estudo, que as hortas urbanas orgânicas por meio das práticas, memórias
e vivências dos horticultores promovem educação ambiental não formal, além de
contribuírem para uma alimentação e um meio ambiente cada vez mais sustentável.