PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: SERGIO LUIZ MAXIMO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SERGIO LUIZ MAXIMO
DATA : 29/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Banca por meio remoto
TÍTULO:

Psicodrama Pedagógico: as possibilidades de uma metodologia ativa na formação de professores da área de ciências


PÁGINAS: 75
RESUMO:

O Psicodrama Pedagógico é um método desenvolvido por Maria Alicia Romaña, que trata de uma prática docente que coloca o alunado como protagonista das ações de aprendizagem. Ainda pouco conhecido na educação básica, esse método se preocupa com a formação crítica do aluno, criando as condições, a partir das suas experiências de vida, para compreender e manejar os conteúdos escolares. É uma metodologia ativa que propicia uma interação entre grupo, jogo e teatro (dramatização), em qualquer nível de ensino, sendo um método que se torna facilitador na construção coletiva de conhecimento. Assim, nesta pesquisa qualitativa, utilizamos o estudo de caso para responder a seguinte questão problema: “Poderia o Psicodrama Pedagógico contribuir como método de ensino e aprendizagem também no contexto da formação inicial docente?”. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar as possíveis contribuições do Psicodrama Pedagógico na formação de professores, em episódios selecionados de duas disciplinas do curso de licenciatura em química, sendo uma obrigatória (Prática de Ensino de Química I) e outra eletiva (Recursos Didáticos para o Ensino de Química), durante dois quadrimestres letivos, dentro de uma universidade pública. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a observação e a gravação em vídeo das aulas, as produções materiais dos alunos, além de um questionário aberto para ampliar a compreensão da efetividade do método em seus aspectos específicos. Como metodologia de coleta e análise, foram utilizados os referenciais teóricos e conceitos fundamentais sustentados pelo Psicodrama Pedagógico e pelo Psicodrama. Como resultados, notou-se, por parte dos alunos, o surgimento de respostas espontâneas e criativas, considerando os contextos e as propostas desafiadoras apresentadas aos alunos durante as aulas.  O processo reflexivo envolvido também apontou para novas percepções sobre questões da prática docente. Concluímos que o Psicodrama Pedagógico como método de ensino e aprendizagem para os futuros professores, é capaz de demonstrar na prática e pela prática seu potencial de transformar aulas livrescas e outros hábitos docentes “conservados” em práticas mais originais, criativas e humanas, além de auxilia-los no exercício da autocrítica, da valorização da construção de soluções coletivas e de relações saudáveis.   


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 014.684.768-74 - NELIO MARCO VINCENZO BIZZO - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 280.027.908-71 - LEONARDO ANDRÉ TESTONI - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARÍLIA JOSEFINA MARINO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1802150 - MARCO ANTONIO BUENO FILHO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - THIAGO ANTUNES SOUZA
Notícia cadastrada em: 31/03/2021 20:56
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod