PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: LUZIA ROSELI DA SILVA SANTOS

DISCENTE : LUZIA ROSELI DA SILVA SANTOS
DATA : 20/04/2021
LOCAL: Santo André - Remoto

ELABORAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O objetivo deste trabalho é descrever o processo de elaboração de um livro paradidático para apoiar o ensino de conteúdo estatístico nos anos iniciais do ensino fundamental. Serão realizadas análises textuais, por meio do software IRAMUTEQ na qual utilizaremos análises multivariadas (classificação hierárquica descendente, análise fatorial e análises de similitude) e para complementar as análises apresentaremos nuvens de palavras,  para avaliar a visão do aluno para a construção do livro paradidático. Na sequência, serão apresentadas atividades estatísticas tomando como princípio a Teoria Antropológica da Didática - TAD na organização didática e praxeológica matemática (estatística) para indicar àqueles que as utilizarão os aspectos didáticos e teóricos. Buscaremos na elaboração das atividades utilizar o documento americano Diretrizes para Avaliação e Instrução no Ensino de Estatística - GAISE e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e que atendam às necessidades de compreensão e assimilação por parte dos alunos nesse ciclo de estudos. Acredita-se ser necessário investigar e buscar uma compreensão mais ampla e fundamentada sobre o uso de livros paradidáticos, tanto no desenvolvimento da leitura quanto na escrita, e consequentemente, nos conteúdos estatísticos que se ensina nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo de elaboração de livro paradidático, considerou inicialmente a verificação de como os alunos tem em mente aspectos para a elaboração do paradidático, que será material composto por situações problema ou tarefas, constituídas de uma sequência de subtarefas, que podem ser realizadas utilizando diversas técnicas, justificadas pela tecnologia que utiliza a Estatística como objeto de estudo. A intenção da construção do paradidático não é substituir o livro didático e sim, complementá-lo, e inserir este material com elemento essencial na formação dos alunos da Educação Básica em relação aos conteúdos estatísticos. É necessário ressaltar a importância de o aluno ter contato com a leitura e interpretação de textos em sua educação inicial, podendo ser auxiliada com o livro paradidático, assim ele trabalhará os conceitos estatísticos de uma forma mais prazerosa.

Presidente - Interno ao Programa - 1349564 - AILTON PAULO DE OLIVEIRA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CELSO RIBEIRO CAMPOS - PUC - SP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1305717 - PRISCILA BENITEZ AFONSO