Percepções de formadores de professores acerca da matemática e do pensamento algébrico: um estudo no contexto da Licenciatura em Pedagogia
Estudos nacionais e internacionais levantam a necessidade de investigar os formadores de professores atuantes nas Licenciaturas em Pedagogia. Tomando-se a importância das experiências prévias dos formadores em seu trabalho com os futuros professores, os estudos destacam o papel que percepções arraigadas sobre a matemática e seu ensino assumem quando esses formadores estão atuando. Diante dessas evidências, este projeto de doutorado tem por objetivo compreender e explicar como um processo formativo oportuniza a ampliação das percepções que formadores de professores possuem acerca da matemática e seu ensino na Licenciatura em Pedagogia. O estudo é dividido em duas etapas, sendo a primeira direcionada a mapear o perfil dos formadores de professores que trabalham com disciplinas de matemática na Licenciatura em Pedagogia e compreender as percepções que eles possuem acerca do pensamento algébrico. Já a segunda etapa, desenvolvida no contexto de um processo formativo baseado no uso de tecnologias, visa explicar como se dá a ampliação das percepções desses formadores acerca da matemática e de seu ensino. Trata-se de um estudo qualitativo-interpretativo, cujos dados serão recolhidos por meio de documentos, questionários, entrevistas e gravação em áudio e vídeo. A análise dos dados ocorrerá utilizando-se da análise de conteúdo e de discurso, especificamente em cada uma das etapas da pesquisa. Espera-se, dentre os resultados a serem obtidos, poder identificar quem são os formadores de professores que atuam na Licenciatura em Pedagogia, compreender suas percepções acerca da matemática e seu ensino e também explicar como se constitui a aprendizagem desses profissionais no que se refere às suas percepções sobre a matemática e seu ensino na Licenciatura em Pedagogia.