PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO GOEDERT DONÁ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO GOEDERT DONÁ
DATA : 25/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Modo Remoto
TÍTULO:

Percepções de formadores de professores acerca da matemática e do pensamento algébrico: um estudo no contexto da Licenciatura em Pedagogia


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Estudos nacionais e internacionais levantam a necessidade de investigar os formadores de professores atuantes nas Licenciaturas em Pedagogia. Tomando-se a importância das experiências prévias dos formadores em seu trabalho com os futuros professores, os estudos destacam o papel que percepções arraigadas sobre a matemática e seu ensino assumem quando esses formadores estão atuando. Diante dessas evidências, este projeto de doutorado tem por objetivo compreender e explicar como um processo formativo oportuniza a ampliação das percepções que formadores de professores possuem acerca da matemática e seu ensino na Licenciatura em Pedagogia. O estudo é dividido em duas etapas, sendo a primeira direcionada a mapear o perfil dos formadores de professores que trabalham com disciplinas de matemática na Licenciatura em Pedagogia e compreender as percepções que eles possuem acerca do pensamento algébrico. Já a segunda etapa, desenvolvida no contexto de um processo formativo baseado no uso de tecnologias, visa explicar como se dá a ampliação das percepções desses formadores acerca da matemática e de seu ensino. Trata-se de um estudo qualitativo-interpretativo, cujos dados serão recolhidos por meio de documentos, questionários, entrevistas e gravação em áudio e vídeo. A análise dos dados ocorrerá utilizando-se da análise de conteúdo e de discurso, especificamente em cada uma das etapas da pesquisa. Espera-se, dentre os resultados a serem obtidos, poder identificar quem são os formadores de professores que atuam na Licenciatura em Pedagogia, compreender suas percepções acerca da matemática e seu ensino e também explicar como se constitui a aprendizagem desses profissionais no que se refere às suas percepções sobre a matemática e seu ensino na Licenciatura em Pedagogia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1837745 - ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1798480 - REGINA HELENA DE OLIVEIRA LINO FRANCHI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HÉLIA MARGARIDA APARÍCIO PINTÃO DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Adair Mendes Nacarato - USF
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA CRISTINA FERREIRA - UFOP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269039 - MARCIA AGUIAR
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA CÉLIA LEME DA SILVA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 09/02/2021 09:18
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod