EXPERIÊNCIA DOCENTE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES NA BUSCA DE UM ENSINO DE FÍSICA COMO CULTURA
A presente dissertação tem como objetivo central a abordagem da Física como cultura, para tanto, foi analisada uma atividade proposta em sala de aula que visava a construção de uma personagem cujo ofício é cientista e de suas atividades cotidianas ao longo de uma semana. Tal atividade é fruto dos anos de experiência de sala de aula, mas também das leituras e discussões promovidas pelas disciplinas ao longo do curso de pós-graduação e das reuniões de grupos e individuais. Elas oportunizaram e viabilizaram o delineamento da pesquisa e das análises dos dados obtidos. A partir da análise de conteúdo e usando a teoria das representações sociais, pudemos traçar quatro pontos centrais: concepções sobre o cientista, concepções sobre ciência e o fazer científico, relações de gênero entre Os cientistas e As cientistas e o tempo idealizado Dessa forma, com base nas discussões e reflexões advindas dos quatro temas levantados, é possível traçar algumas atividades aos alunos para que repensem cada um dos pontos evidenciados, de modo a aproximar os educandos da construção da Física e de sua natureza.