PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: FERNANDA ANGELON SOTTO DE MORAES

DISCENTE : FERNANDA ANGELON SOTTO DE MORAES
DATA : 12/02/2021
LOCAL: remota

EXPERIÊNCIA DOCENTE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES NA BUSCA DE UM ENSINO DE FÍSICA COMO CULTURA

A presente dissertação tem como objetivo central a abordagem da Física como cultura, para tanto, foi analisada uma atividade proposta em sala de aula que visava a construção de uma personagem cujo ofício é cientista e de suas atividades cotidianas ao longo de uma semana. Tal atividade é fruto dos anos de experiência de sala de aula, mas também das leituras e discussões promovidas pelas disciplinas ao longo do curso de pós-graduação e das reuniões de grupos e individuais. Elas oportunizaram e viabilizaram o delineamento da pesquisa e das análises dos dados obtidos. A partir da análise de conteúdo e usando a teoria das representações sociais, pudemos traçar quatro pontos centrais: concepções sobre o cientista, concepções sobre ciência e o fazer científico, relações de gênero entre Os cientistas e As cientistas e o tempo idealizado Dessa forma, com base nas discussões e reflexões advindas dos quatro temas levantados, é possível traçar algumas atividades aos alunos para que repensem cada um dos pontos evidenciados, de modo a aproximar os educandos da construção da Física e de sua natureza.

Presidente - Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1555843 - MARIA BEATRIZ FAGUNDES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEONARDO CROCHIK - IFSP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES