PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS HENRIQUE DAVID

DISCENTE : LUIS HENRIQUE DAVID
DATA : 18/12/2020
LOCAL: remoto - Bancas Remotas via RNP

ALGUNS PARÂMETROS DA COMPLEXIDADE E NATUREZA DA CIÊNCIA PARA PROPOR AULAS A PARTIR DAS NOTÍCIAS SOCIOAMBIENTAIS

Por muitas vezes discussões acerca de problemas socioambientais presentes na mídia recebem abordagens com visões deterministas e simplificadoras o que, por sua vez, pode conduzir a uma discussão pouco crítica e complexa acerca dos reais problemas da nossa sociedade. Diante disso, e tomando como pressuposto que os estudantes têm interesse em compreender de que forma essas notícias impactam suas vidas e como elas se relacionam com os conceitos trabalhados na escola, essa pesquisa identifica alguns elementos da complexidade e da natureza da ciência (NDC) para então potencializá-las em uma reportagem de natureza socioambiental veiculada na mídia. Metodologicamente, considerando aspectos da Análise Textual Discursiva, identificam-se alguns parâmetros da complexidade e da NDC para, em seguida, localizar espaços em uma matéria de natureza socioambiental que são potenciais para a promoção de discussões mais complexas nas aulas de Física. Dos resultados, notam-se que os parâmetros encontrados podem contribuir para que o professor identifique aqueles que são mais adequados para a sua realidade a fim de usá-los na  produção de aulas que abordam problemas contemporâneos e que possam mobilizar outras aprendizagens que não apenas as conceituais.

Presidente - Interno ao Programa - 1690814 - GISELLE WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2855140 - ALLAN MOREIRA XAVIER
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PEDRO MIRANDA JUNIOR - IFSP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1488255 - LUCIO CAMPOS COSTA