ALGUNS PARÂMETROS DA COMPLEXIDADE E NATUREZA DA CIÊNCIA PARA PROPOR AULAS A PARTIR DAS NOTÍCIAS SOCIOAMBIENTAIS
Por muitas vezes discussões acerca de problemas socioambientais presentes na mídia recebem abordagens com visões deterministas e simplificadoras o que, por sua vez, pode conduzir a uma discussão pouco crítica e complexa acerca dos reais problemas da nossa sociedade. Diante disso, e tomando como pressuposto que os estudantes têm interesse em compreender de que forma essas notícias impactam suas vidas e como elas se relacionam com os conceitos trabalhados na escola, essa pesquisa identifica alguns elementos da complexidade e da natureza da ciência (NDC) para então potencializá-las em uma reportagem de natureza socioambiental veiculada na mídia. Metodologicamente, considerando aspectos da Análise Textual Discursiva, identificam-se alguns parâmetros da complexidade e da NDC para, em seguida, localizar espaços em uma matéria de natureza socioambiental que são potenciais para a promoção de discussões mais complexas nas aulas de Física. Dos resultados, notam-se que os parâmetros encontrados podem contribuir para que o professor identifique aqueles que são mais adequados para a sua realidade a fim de usá-los na produção de aulas que abordam problemas contemporâneos e que possam mobilizar outras aprendizagens que não apenas as conceituais.