Tarefas investigativas de geometria espacial com o software GeoGebra em um processo formativo de professores que ensinam matemática
O presente estudo apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa, no qual analisamos o processo de construção de tarefas de geometria espacial, com o uso do GeoGebra-3D, por professores de matemática que se encontram em um processo formativo, a execução destas tarefas em uma sala de aula da Educação Básica e a reflexão da ação dos professores que executaram a tarefa. Para a produção dos dados, realizamos três encontros com professores em um curso de extensão sobre construções geométricas, com uso do software GeoGebra-3D, para a Educação Básica. A presente dissertação foi elaborada no formato multipaper e estruturada em cinco capítulos. O primeiro capítulo foi destinado a uma seção introdutória, apresentando a trajetória acadêmica e profissional da pesquisadora, as justificativas teóricas do estudo, os três objetivos, a estrutura da dissertação e os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento da pesquisa. No segundo capítulo apresentamos o primeiro artigo, o qual traz uma metassíntese de artigos analisados em uma revisão de literatura, tendo como objetivo (i) identificar e analisar aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas que abordam o ensino de geometria espacial. O terceiro capítulo foi destinado à apresentação do segundo artigo, que analisa professores participantes do curso de extensão, com o objetivo de (ii) descrever o processo de elaboração de tarefas investigativas sobre ensino de geometria espacial, com o uso do GeoGebra, por professores de matemática durante um processo formativo. O quarto capítulo designamos para o terceiro, e último, artigo da dissertação, que apresenta a execução de uma das tarefas elaboradas pelos professores e possui como objetivo (iii) analisar o processo de execução de uma tarefa investigativa de geometria espacial, com o uso do GeoGebra, em sala de aula, e a reflexão dos professores acerca da execução da tarefa.. O quinto capítulo, contemplará as considerações finais do presente estudo.