PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: OHANNA PERES VARELA GARCIA LECRER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OHANNA PERES VARELA GARCIA LECRER
DATA : 09/12/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Modo remoto
TÍTULO:

Tarefas investigativas de geometria espacial com o software GeoGebra em um processo formativo de professores que ensinam matemática


PÁGINAS: 130
RESUMO:

O presente estudo apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa, no qual analisamos o processo de construção de tarefas de geometria espacial, com o uso do GeoGebra-3D, por professores de matemática que se encontram em um processo formativo, a execução destas tarefas em uma sala de aula da Educação Básica e a reflexão da ação dos professores que executaram a tarefa. Para a produção dos dados, realizamos três encontros com professores em um curso de extensão sobre construções geométricas, com uso do software GeoGebra-3D, para a Educação Básica. A presente dissertação foi elaborada no formato multipaper e estruturada em cinco capítulos. O primeiro capítulo foi destinado a uma seção introdutória, apresentando a trajetória acadêmica e profissional da pesquisadora, as justificativas teóricas do estudo, os três objetivos, a estrutura da dissertação e os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento da pesquisa. No segundo capítulo apresentamos o primeiro artigo, o qual traz uma metassíntese de artigos analisados em uma revisão de literatura, tendo como objetivo (i) identificar e analisar aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas que abordam o ensino de geometria espacial. O terceiro capítulo foi destinado à apresentação do segundo artigo, que analisa professores participantes do curso de extensão, com o objetivo de (ii) descrever o processo de elaboração de tarefas investigativas sobre ensino de geometria espacial, com o uso do GeoGebra, por professores de matemática durante um processo formativo. O quarto capítulo designamos para o terceiro, e último, artigo da dissertação, que apresenta a execução de uma das tarefas elaboradas pelos professores e possui como objetivo (iii) analisar o processo de execução de uma tarefa investigativa de geometria espacial, com o uso do GeoGebra, em sala de aula, e a reflexão dos professores acerca da execução da tarefa.. O quinto capítulo, contemplará as considerações finais do presente estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2966487 - FRANCISCO JOSE BRABO BEZERRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JADER OTAVIO DALTO - UTFPR
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 3041902 - ELISABETE MARCON MELLO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ROGÉRIO MARQUES RIBEIRO - IFSP
Notícia cadastrada em: 29/10/2020 12:19
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod