PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: FRANCIELE DA SILVA

DISCENTE : FRANCIELE DA SILVA
DATA : 01/12/2020
LOCAL: Modo remoto

PROCESSO FORMATIVO EM GEOMETRIA E A ELABORAÇÃO DE TAREFAS EM UM GRUPO COLABORATIVO

Esta pesquisa centra-se em uma abordagem qualitativa e nas ações colaborativas mobilizadas entre professoras da Educação Básica e pesquisadoras envolvidas em um processo de formação continuada em geometria. A dissertação apresenta-se no formato multipaper — um conjunto de artigos científicos, e encontra-se dividida em 5 capítulos. O primeiro refere-se à Introdução, em que  estão descritas a trajetória acadêmica da pesquisadora, a problemática e as justificativas do estudo; os três objetivos que norteiam a pesquisa, a organização da dissertação e os procedimentos metodológicos constituídos na produção e análise dos dados. Na sequência, apresenta-se o primeiro artigo, que se remete a revisão de literatura e busca atender ao primeiro objetivo identificar e analisar aspectos teóricos e metodológicos relativos à formação continuada de professores de matemática e o ensino de geometria. Este foi um estudo teórico, realizado por meio de uma metassíntese qualitativa de 20 artigos selecionados de revistas nacionais e internacionais, na área de Ensino e Educação.  Focou-se nos principais aspectos de cada estudo e a convergência e divergência entre esses elementos. Destacamos que os objetivos 2 e 3 se orientam pelos resultados da produção e análise dos dados que integram os momentos de formação e as respectivas salas de aula das professoras, sendo este um estudo empírico, com o uso de episódios do processo de formação. O objetivo 2 tem como proposta identificar e analisar evidências empíricas da colaboração em um grupo constituído para planejar, discutir e refletir sobre tarefas para o ensino de geometria na escola de Educação Básica. A fim de contemplar esses aspectos, nos baseamos em referenciais teóricos sobre colaboração para analisar  momentos destinados ao planejamento e à elaboração de tarefas de geometria e às posteriores reflexões de suas aplicações com estudantes do 9ºAno dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O objetivo 3 abrange o seguinte objetivo identificar e compreender os conhecimentos mobilizados por professores da educação básica ao abordarem conceitos geométricos em sala de aula. Nesse contexto, utilizamos o Knowledge Quartet (KQ) como ferramenta de análise das dimensões de conhecimento que são revelados na prática de ensino ou em uma disciplina. Por fim, no capítulo 5, apresenta-se uma síntese das principais ideias de cada artigo para tecer reflexões sobre o trabalho realizado. Os resultados evidenciam a colaboração como meio para a produção de conhecimentos, ruptura no trabalho solitário. Esse se aliado ao processo de formação pautado na escola, pode minimizar o distanciamento entre os conhecimentos da prática e os conhecimentos da academia. Por último, o KQ como ferramenta teórica de análise das ações do professor em uma disciplina contribui na identificação de lacunas associadas à formação e aos conhecimentos mobilizados em/na ação pelos professores.

Presidente - Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3041902 - ELISABETE MARCON MELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DOUGLAS TINTI - UFOP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2966487 - FRANCISCO JOSE BRABO BEZERRA