PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: ANIE MASQUETE PARUTA

DISCENTE : ANIE MASQUETE PARUTA
DATA : 08/12/2020
LOCAL: Reunião remota

Letramento Matemático: dos documentos curriculares aos saberes e práticas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Este estudo tem como principal objetivo analisar os saberes e práticas de professores do Ensino Fundamental - anos iniciais sobre o letramento matemático, bem como a abordagem deste nos documentos curriculares vigentes, que norteiam o trabalho desses professores. A partir do referencial teórico apresentado, conceituamos o letramento matemático como uma perspectiva que envolve o ensino e a aprendizagem da matemática a partir das práticas sociais do cotidiano dos alunos, e que busca aprimorar as habilidades em lidar com a linguagem matemática de forma crítica nas diversas situações de suas vidas, dentro e fora da escola. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal em São Bernardo do Campo/SP, com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Partimos da abordagem do letramento matemático na Proposta Curricular vigente que, apesar de não contemplar o conceito, traz algumas características convergentes a esta perspectiva, e também a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), que  traz o conceito e o destaca como necessário no trabalho com a matemática, mas que, no entanto, indica poucas habilidades que deixam explícita a abordagem desta perspectiva. A proposta metodológica envolveu trabalho de campo a partir da observação participante, utilizando diferentes instrumentos. Os dados foram examinados por meio de análise textual discursiva de Morais (1999, 2003). Foi possível constatar, a partir do material analisado, que os professores participantes da pesquisa, apresentam conhecimentos na maioria das vezes parcial, a respeito do letramento matemático. Verificamos que a relação do ensino da matemática às práticas sociais do cotidiano dos alunos, assim como o uso de diferentes linguagens no ensino da matemática, pode ser percebida como parte dos conhecimentos e práticas da maioria dos participantes. Já a dimensão crítica do letramento matemático, que possibilita a leitura de mundo e um posicionamento crítico, foi pouco observado. Concluímos que são necessárias ações formativas envolvendo um aprofundamento teórico sobre o letramento matemático, juntamente com a socialização de ideias e práticas, de maneira que os conhecimentos dos professores possam ser compartilhados e aprofundados, possibilitando assim maior frequência neste trabalho e conhecimentos que favoreçam práticas pedagógicas mais frequentes, condizentes com a dimensão sociocultural e crítica do letramento matemático.

Presidente - Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca - UFMG
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269039 - MARCIA AGUIAR