PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA BLOCH FAKRI

DISCENTE : JULIANA BLOCH FAKRI
DATA : 06/11/2020
LOCAL: por meio remoto

A integração do conceito de sustentabilidade em protocolos de ciência cidadã para a educação básica

A reflexão sobre o desafio de desenvolver a cultura da sustentabilidade na escola evidencia a relevância da Educação Ambiental (EA) de forma transversal e permanente nas práticas pedagógicas de educação básica, conforme a legislação brasileira preconiza desde 1980. Nesse contexto, a educação científica pode ser uma aliada na busca por uma visão crítica sobre as relações entre a sociedade e o meio ambiente, e a “ciência cidadã” pode ser utilizada como uma abordagem escolar que permite aproximar o educando (cidadão) da alfabetização científica. Um dos conceitos fundamentais nesse processo é o da sustentabilidade, tema atual e frequente nas discussões ambientais em todo o mundo. O objetivo desta pesquisa, então, foi avaliar a concepção de sustentabilidade de professores da educação básica e verificar se houve alteração na mesma após a participação em um curso de formação continuada (na modalidade extensão). Para obter esses dados, foram aplicados questionários, contendo questões fechadas, antes de depois do curso de formação e, para cada questão, foi atribuído um score, dependendo das concepções expressas nas alternativas, as quais foram classificadas em “Ingênuas”. “Plausíveis” e “Adequadas”. Os scores constituíram o que foi chamado de índice atitudinal. As questões representaram as seguintes dimensões: percepção sobre o conceito de sustentabilidade, percepção sobre atitudes sustentáveis no dia a dia, na escola, na cidade, em sala de aula e na residência, como também a percepção sobre ciência cidadã e o método científico. Os resultados preliminares dos questionários foram comparados por teste T pareado, o qual evidenciou que não houve diferenças estatísticas significativas entre os índices atitudinais do pré e do pós-questionário, na maior parte das dimensões abordadas a respeito do conceito. O estudo partiu da hipótese de que haveria um aumento no índice atitudinal global após o curso, porém, essa não diferença estatística significativa evidencia uma dificuldade para a desconstrução do conceito simplificado de sustentabilidade por parte dos participantes do curso, com na teoria do pensamento complexo de Edgar Morin. Sendo assim, caso tenhamos a intenção de que os futuros cidadãos compreendam o conceito de sustentabilidade e suas dimensões, é importante o desenvolvimento de estratégias pedagógicas voltadas para a construção dessa complexidade já na formação de professores.

Presidente - Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1690814 - GISELLE WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROSANA LOURO FERREIRA SILVA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - DANIELA LOPES SCARPA - USP