PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARIN SALMAZZI GUEDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARIN SALMAZZI GUEDES
DATA : 04/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: banca remota
TÍTULO:

Formação de Professores(as) para Alfabetização Científica e Ensino de Ciências por Investigação:  Aprendizagens em um Curso de Formação de Professores para Implementação de uma nova proposta  curricular


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Os desafios da formação inicial e continuada de professores para o ensino de ciências da natureza têm sido amplamente reconhecidos, assim como a importância de promover a aprendizagem docente para a autonomia. O objetivo deste estudo é compreender como professores(as) do ensino fundamental apropriam-se das noções de Ensino de Ciências por Investigação e de Alfabetização Científica no contexto de um cursos de formação continuada. Em particular buscamos investigar: Como um formador e uma turma de os professores e professoras constroem discursivamente o que conta como Alfabetização Científica e Ensino de Ciências por Investigação em um curso de formação continuada relacionado à implementação de um currículo de Ciências Naturais fundamentado na perspectiva da Alfabetização Científica e do Ensino por Investigação?". Nos voltamos para as questões específicas: 1) Como professores e professoras em formação constroem discursivamente o que conta como Alfabetização Científica e Ensino de Ciências por Investigação durante discussões e trabalhando em pequenos grupos neste curso?; e 2) Como o formador usa o metadiscurso e quais são as consequências desse metadiscurso para a construção discursiva de conhecimento sobre AC e EI na turma? O curso foi oferecido pela rede pública que implementava o novo currículo, teve duração de vinte e cinco horas e envolveu a introdução de elementos centrais da proposta curricular com atividades diversas. Os participantes foram: i) 31 professores da rede pública que atuavam no Ensino Fundamental (anos iniciais e/ou anos finais); e  ii) um professor formador com experiência anterior em formação de professores e que atuou como professor da rede pública nos anos finais do ensino fundamental e no Ensino Médio de Química. As principais fontes de dados foram observação participante com registro em caderno de campo, em áudio e em vídeo e artefatos produzidos ao longo do curso e/ou relacionados à implementação. Foram realizadas transcrições nos níveis macroscópico com construção de quadros de aulas e mapas de eventos. A partir dessas representações foi selecionado um evento para entrada nos dados, considerando o potencial desse evento de contribuir para responder às questões de pesquisa. Foi realizada uma transcrição inicial palavra-a-palavra e análises microscópicas iniciais. As análises preliminares indicam que há uma diversidade de perspectivas sobre o que seria uma atividade de teor investigativo e que a interação entre participantes durante o curso possibilita reflexões sobre tais concepções, principalmente, a partir da mediação do formador. Esse processo é potencializado pelas diferentes formas de relacionar as noções trabalhadas com as experiências vivenciadas na docência. O estudo tem potencial de contribuir para pesquisas sobre formação continuada e inicial de professores(as), assim como para reflexões sobre a prática pedagógica de formadores. Planos para o desenvolvimento de novas análises.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1371962 - DANUSA MUNFORD
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DANIELA LOPES SCARPA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 3047468 - RENATA DE PAULA OROFINO SILVA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - Kely Cristina Nogueira Souto
Notícia cadastrada em: 14/10/2020 08:46
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod