PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: GESRAEL SILVA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GESRAEL SILVA DE LIMA
DATA : 03/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: por meio remoto
TÍTULO:

Ficologia: análise do ensino sobre algas nos cursos de licenciatura plena em ciências biológicas em Instituições públicas de Ensino Superior brasileiras.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

O ensino dos conteúdos associados à Ficologia se relaciona com inúmeros questionamentos que levam ao encadeamento do conceito de "Algas". Pensando nisso, materializamos esta pesquisa a partir do levantamento e análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Instituições de Ensino Superior - IES no  Brasil, em cursos de formação inicial de professores de biologia, especificamente em Licenciaturas em Ciências Biológicas, com enfoque nas disciplinas que abordam conteúdos sobre as "Algas". Buscamos nestas analisar tais conteúdos curriculares, esquadrinhando conhecer as discussões que as disciplinas estão realizando sobre as "Algas". A coleta e o tratamento dos dados se deu a partir da busca dos PPCs das IES, de acordo com os pressupostos da análise documental de caráter qualitativo, selecionadas a partir da avaliação feita pelo INEP, denominada de CPC - Conceito Preliminar de Curso, que é realizada anualmente. O CPC atende a vários requisitos para atribuir uma nota que varia de 0,0 a 5,0. Selecionamos IES que se localizam tanto em regiões litorâneas e não litorâneas, sendo 4 por cada região do país, entre 2 no litoral e duas não, e 4 representantes da Região Centro-Oeste, sendo uma de cada estado, uma vez que tal região não tem área litorânea. O estudo considerou: 1) o ano dos PPCs, associados aos anos de reestruturação e relacionados às avaliações internas e externas às instituições, 2) as diferentes nomenclaturas dadas às disciplinas, 3) a carga horária das atividades teóricas e práticas, 4) a classificação e abordagem das "Algas", 5) as estratégias didáticas utilizadas, 6) a lista bibliográfica de livros, artigos e seus respectivos anos de publicação. Observou-se que muitos PPCs foram publicados há mais de 3 anos, o que indica que não houve reestruturação recente dos mesmos. A grande maioria das disciplinas evidenciou em seus nomes e ementas uma visão das “algas” como um grupo não natural (principalmente com o uso do termo “criptógamas”), sendo poucas as disciplinas que apresentaram abordagem filogenética e representativa das relações de parentesco atualmente aceitas para os grupos de algas. O enfoque dado nas disciplinas foi principalmente de evolução, diversidade, ecologia e morfologia. A importância econômica das algas também apareceu, mas menos evidente do que outras abordagens. Algumas IES apresentaram disciplinas específicas sobre as algas (Ficologia). A carga horária geral e a separação entre carga teórica e prática também foi bastante variável entre as IES, evidenciando a autonomia das instituições na definição de seus currículos. Entretanto, algumas ementas e planos de ensino não deixavam explícita a separação entre a carga horária de atividades teóricas e práticas, o que consideramos um aspecto negativo. As estratégias didáticas enfatizaram o “Falar” e o “Fazer”, sendo bastante diversificadas entre as IES estudadas. Finalmente, muitos livros utilizados nas bibliografias das disciplinas são anteriores a 1999 e há poucos artigos científicos sendo utilizados como referência, o que é preocupante uma vez que os conhecimentos sobre a evolução dos grupos de algas são bastante recentes (a partir de 2009 com a descoberta dos mecanismos de evolução dos plastídeos por endossimbiose) e ainda não estão presentes nos livros-texto. Sendo assim, sugerimos aqui que a formação dos futuros professores de biologia pode melhorar no sentido de ser mais condizente com o conhecimento acadêmico atual o que, por consequência, poderá levar à produção de materiais didáticos também mais atualizados em relação aos que temos hoje. Como sugestão para estudos futuros, seria importante a realização de entrevistas com os docentes responsáveis por estas disciplinas nas IES analisadas para que alguns aspectos não explícitos nos documentos analisados possam ser melhor explorados.

 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1364215 - MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA GARDENIA SOUSA BATISTA - UESPI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1371962 - DANUSA MUNFORD
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MUTUE TOYOTA FUJII - IBT
Notícia cadastrada em: 13/10/2020 20:37
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