PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: GABRIELA GOTLIEB RIBAS

DISCENTE : GABRIELA GOTLIEB RIBAS
DATA : 16/11/2020
LOCAL: por participação remota

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo olhar do egresso: trajetória e desdobramento da formação docente

A Universidade Federal do ABC (UFABC) tem se destacado como universidade com a cara do século XXI. A graduação, além dos bacharelados interdisciplinares e, a partir de 2020, as licenciaturas interdisciplinares, cursos de ingresso na universidade, tem entre seus cursos específicos, a Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB). Nota máxima no último ENADE, a Universidade e o curso são reconhecidos por sua excelência educacional. O objetivo deste estudo foi conhecer o trajeto do egresso do curso de LCB da UFABC, identificar sua atuação e colocação profissional, motivações e opiniões sobre as contribuições do curso para sua carreira de maneira a reforçar ou apontar dificuldades nos profissionais que são formados através da instituição, em especial os que atuam na área da educação. A partir de uma metodologia qualitativa, foram contatados 48 dos 49 egressos do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da UFABC desde a primeira turma formada até o ano de 2018. A análise documental trouxe questões sobre os cursos de formação inicial de professores, com destaque aos cursos de Ciências Biológicas e aos que têm uma proposta interdisciplinar como os da UFABC. A partir da devolutiva de 39 egressos ao questionário on-line foram levantados dados quantitativos. Foi realizada entrevista semiestruturada com 8 destes egressos, registrada por gravação de áudio. Os dados dos questionários foram tratados estatisticamente e as entrevistas transcritas foram exploradas através de análise de conteúdo. A partir dos dados, foi verificado que 59% dos egressos atuam com atividades relacionadas à educação (inclui os professores em busca de colocação profissional), cerca de 23% já trabalharam alguma vez com Educação desde a formação inicial, mas mudaram de área e os outros 18% dos egressos nunca chegaram a atuar na área de Educação, seguindo logo após a conclusão do curso para a área acadêmica do Bacharelado em Ciências Biológicas. As entrevistas levantaram as categorias Motivações, Sucessos, Desafios e Perspectivas e, no geral, a formação na UFABC foi fator determinante para a atuação de um profissional crítico, democrático, consciente do seu papel na sociedade e interdisciplinar no seu modo de agir e que atua em diferentes contextos educativos.

Presidente - Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROSANA LOURO FERREIRA SILVA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA