PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: EZEQUIEL MARCOS DE CARVALHO

DISCENTE : EZEQUIEL MARCOS DE CARVALHO
DATA : 06/11/2020
LOCAL: modo remoto

ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR ESTUDANTES DO BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UFABC: A Formação interdisciplinar e suas implicações na trajetória profissional.

Esse trabalho pretende analisar as experiências de egressos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal do ABC (UFABC), considerando a formação interdisciplinar e suas implicações na trajetória profissional. O estudo reconhece a polissemia que acompanha o termo interdisciplinaridade e ressalta algumas das diferentes visões sobre o assunto. A pesquisa tem como objetivo geral entender aspectos da vivência de estudantes formados no BC&T da UFABC, no que se refere à interdisciplinaridade no âmbito pessoal e profissional. Para isso, desenvolve-se por meio da análise dos discursos presentes em documentos institucionais da UFABC, bem como do BC&T, em estudos que envolvem o funcionamento da UFABC e de seus cursos e por fim, sendo o maior foco da pesquisa, nos pontos de vistas dos egressos do BC&T sobre a vivência em uma formação superior interdisciplinar. O estudo analisa a perspectiva da interdicisplinaridade e a inovação do ensino superior, destaca os principais elementos estruturantes do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFABC e do Projeto Pedagógico de curso do BC&T, assim como as principais contribuições acadêmicas que analisaram a UFABC e seu funcionamento. A pesquisa usa de métodos qualitativos de investigação, por meio de entrevistas semiestruturadas com os egressos do BC&T, amparando-se na análise do discurso de corrente francesa para a construção de sua argumentação sobre o discurso presente em documentos institucionais, pesquisas sobre o tema e na fala dos egressos do BC&T. Foi aplicado um questionário piloto, com o intuito de validar as questões para as entrevistas com os egressos, que fora realizada, nesse momento, por meio de um formulário Google, em virtude das restrições trazidas pela pandemia gerada por conta da COVID-19. Nessa etapa, três egressos responderam ao questionário, permitindo-se levantar as primeiras conclusões do estudo. Na fala dos entrevistados foi possível identificar elementos de convergência, do que se pretende com a formação no BC&T, por parte da UFABC, principalmente no que se refere ao perfil profissional, que na fala dos egressos, é significado como aberto ao enfrentamento de diferentes problemas da sociedade contemporânea, ressaltando-se o contato com conhecimentos científicos sólidos e experiências trazidas por disciplinas do curso. A interdisciplinaridade proposta pela UFABC, por meio de um currículo maleável e flexível, é outro elemento de convergência observado na fala dos egressos, que destacaram como positiva a vivência com diferentes áreas do conhecimento durante a formação. A dificuldade de entendimento, por parte do mercado de trabalho, do que vem a ser o bacharel em Ciência e Tecnologia é um ponto a ser destacado como problemático, em relação às implicações da formação no futuro profissional do egresso. Uma vez que o questionário piloto demonstrou a validade dos questionamentos estruturados para as entrevistas, visando a construção da argumentação, o estudo terá continuidade através da realização de outras entrevistas, pretendendo-se ampliar a análise das respostas às questões de pesquisa e finalização da dissertação.

Presidente - Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MÁRCIA REAMI PECHULA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1658927 - MAISA HELENA ALTARUGIO