CONHECIMENTOS DO PROFESSOR SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Considerando a integração do conceito de função na Matemática para a compreensão de outros conceitos matemáticos e de outras áreas do conhecimento, como Física, Química e Biologia, na Educação Básica e no Ensino Superior, o relatório de qualificação tem por objetivo investigar os conhecimentos mobilizados por professores em processos formativos em relação ao conceito de função por meio de um estudo bibliográfico. A investigação se constitui nos moldes de pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, mediante a análise de artigos científicos, obtidos em uma busca realizada em quatro bases de dados. Os artigos são vinculados a abordagem do conceito de função e à formação do professor de matemática. Neste aspecto, a pesquisa foi estruturada no formato multipaper, composta por cinco capítulos e quatro artigos científicos, que propõem: (i) compreender os conhecimentos mobilizados por professores que ensinam matemática sobre o conceito de função; (ii) identificar os conhecimentos mobilizados por futuros professores sobre o conceito de função; (iii) constituir um ensaio teórico referente a processo formativo para o ensino do conceito de função; e (iv) dialogar sobre o processo de elaboração das tarefas sobre o conceito de função para a formação de professores de matemática. Como desfecho para este trabalho propõem um esquema de uma espinha de articulações dos conhecimentos mobilizados sobre o conceito de função pelos professores nos artigos.