PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA OKABAYASHI MIYAJI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA OKABAYASHI MIYAJI
DATA : 06/11/2020
HORA: 10:00
LOCAL: por participação remota
TÍTULO:

Uma articulação entre o currículo escolar formal e a exposição do Museu do Amanhã: contribuições para a ampliação da cultura e alfabetização científica


PÁGINAS: 90
RESUMO:

É crescente o reconhecimento do potencial educativo dos espaços de educação não formal que dialogam com a escola e transformam as práticas educativas por meio do seu caráter dinâmico e diferenciado para produção da informação e do conhecimento. O desenvolvimento científico e tecnológico suscitou a necessidade de se contemplar a cultura científica para além do contexto escolar, com o intuito de ampliar a alfabetização científica e de garantir o acesso da população a esses espaços exemplificados pelos parques, museus, jardins zoológicos, jardins botânicos, dentre outras instituições. A    pesquisa, desenvolvida a partir de uma metodologia qualitativa, consistiu na análise de um documento oficial, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a observação do percurso narrativo do Museu do Amanhã. A BNCC se configura como um documento normativo que orienta os currículos e as propostas pedagógicas dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas para todas as etapas e modalidades da Educação. A análise deste documento debruçou-se na sua relação com a educação não formal como espaços alternativos e complementares à educação formal para o Ensino de Ciências, especialmente o papel dos museus de Ciências como promotores da cultura e da divulgação científica. Com base nessas constatações e reconhecendo que os museus possuem um currículo próprio e se configuram como instituições que se articulam com a escola, o objetivo da observação no Museu do Amanhã foi tecer relações com o currículo formal da área de Ciências da Natureza, a BNCC, sobre o tema biodiversidade apresentado no percurso narrativo do cubo da Vida que pertence à exposição permanente denominada “Terra” do Museu do Amanhã. O museu está localizado na cidade do Rio de Janeiro e se caracteriza por ser um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SUZETE ROSANA DE CASTRO WIZIACK - UFMS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - VERA MATTOS MACHADO - UFMS
Notícia cadastrada em: 23/09/2020 17:53
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod