PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: DIANA RIBAS RODRIGUES ROQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIANA RIBAS RODRIGUES ROQUE
DATA : 13/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: UFABC - online
TÍTULO:

Astrobiologia e Ciência Cidadã: Possibilidades para a Alfabetização Científica de Alunos do Ensino Fundamental


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Em um mundo onde as transformações em todos os campos da ciência acontecem a todo instante e de maneira cada vez mais acelerada, compreender, interpretar e estabelecer o pensamento crítico torna-se fundamental para ampliar os horizontes do ser humano. Com preocupações semelhantes, o objetivo desta pesquisa é buscar entender como uma sequência didática sobre Astrobiologia, orientada por uma perspectiva de Ciência Cidadã, pode contribuir para o desenvolvimento da Alfabetização Científica em estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. A Astrobiologia é uma área relativamente nova e bastante promissora, com o objetivo de buscar resposta para algumas das mais complexas e intrigantes questões científicas: Será que estamos sozinhos no universo? Como se originou a vida em nosso planeta? Outra área relativamente recente também é a Ciência Cidadã, que se trata de uma abordagem a qual envolve cientistas e voluntários não necessariamente especialistas, que colaboram diretamente entre si, atuando juntos frente a um determinado projeto de pesquisa em que todos os envolvidos no processo se beneficiam. Neste contexto, a presente pesquisa teve como eixo central a implementação de um projeto de Ciência Cidadã em sala de aula, como forma de contribuir para a Alfabetização Científica de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Dentro deste enfoque, foi estudado um grupo de estudantes de uma escola particular da região do ABC paulista que faz parte de aulas extra-curriculares de ciências no contraturno de suas aulas regulares. As atividades desenvolvidas nesse clube de ciências, permeiam práticas investigativas, que propiciam ao estudante uma vivência mais aproximada de como a ciência de fato acontece. Os dados foram constituídos por meio de anotações em diário de campo da professora-pesquisadora e da transcrição da sequência didática, que foi gravada. Como resultado da  pesquisa, apontamos três pontos relevantes. O primeiro é que, pelo fato desses estudantes fazerem parte de uma proposta da escola, na qual se matriculam por livre vontade, através de seus pais, já demonstra que existia uma aproximação prévia com a temática, no caso ciências. Isso se torna claro nas falas dos estudantes, principalmente na terceira aula da sequência. Como um segundo ponto, destacamos a potencialidade da sequência didática em promover aproximação dos estudantes à possibilidade de poderem contribuir com um projeto científico da NASA, por meio de um projeto de Ciência Cidadã. Como um terceiro ponto, destacamos a relevância da habilidade mediadora da professora em conduzir o processo de aproximação dos estudantes. Todavia, gostaríamos de destacar, que a possibilidade da alfabetização científica seria mais pronunciada, caso essa sequência fosse implementada num contexto normal de uma sala de aula, principalmente num contexto sócio-econômico distinto do clube de ciências, ou seja, num contexto habitual de sala de aula. Consideramos que propostas didáticas como a apresentada, possuem um grande potencial no sentido de aproximar os estudantes ao conhecimento científico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIO CARLOS RICARDO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - LÚCIA HELENA SASSERON ROBERTO - FEUSP
Notícia cadastrada em: 18/09/2020 18:25
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod