PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: VITOR MARTINS MENEZES

DISCENTE : VITOR MARTINS MENEZES
DATA : 03/12/2020
LOCAL: À distância (videoconferência)

Investigando a Lua: As Práticas Epistêmicas em uma Sequência Didática para o Ensino de Astronomia

O presente estudo se insere numa perspectiva de pesquisa qualitativa, que aborda três grandes temáticas: “ensino de astronomia”, “modelos no ensino de Ciências” e “práticas epistêmicas”. Nosso principal objetivo de pesquisa é identificar quais são as práticas epistêmicas mobilizadas pelos estudantes durante uma sequência didática (SD) de astronomia e analisar como elas se relacionam com as atividades desta SD e com a construção de modelos. Para tanto, em uma das etapas metodológicas, desenvolvemos uma sequência didática de astronomia cujo o tema central foi a “Lua” e temáticas relacionadas a esse astro (fases da Lua, eclipses e História das Ciências). Aplicamos essa sequência durante aulas de Ciências do 8º ano em uma escola particular localizada na cidade de Arujá-SP. Os dados analisados nesta pesquisa advêm da coleta de dados realizada durante essa aplicação, que ocorreu por meio de gravações de áudio e vídeo, observação participante, diário de campo e produções escritas dos estudantes. A partir das análises, delimitamos a ocorrência de episódios, organizados a partir das três primeiras aulas da sequência. As gravações audiovisuais foram transcritas e as produções escritas escaneadas, para que a partir disso fizéssemos a interpretação e categorização das práticas epistêmicas mobilizadas pelos estudantes nessas situações. Para tal, elaboramos, a partir dos dados coletados e dos referenciais teóricos da área, nosso próprio conjunto de Práticas Epistêmicas. Verificamos que certas práticas epistêmicas são mobilizadas mais vezes em determinada etapa da SD, enquanto que outras começam a ser mobilizadas apenas quando determinada atividade se inicia. Assim, nossos resultados indicam relações entre a construção de modelos, a mobilização de práticas e as etapas e atividades em desenvolvimento da SD, sendo possível perceber que algumas atividades e/ou etapas da SD estimulam e incentivam o trabalho de práticas específicas em detrimento de outras.

Presidente - Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SILVIA LUZIA FRATESCHI TRIVELATO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS