PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de QUALIFICAÇÃO: CICERO AUGUSTO DE SOUZA

DISCENTE : CICERO AUGUSTO DE SOUZA
DATA : 12/02/2020
LOCAL: sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

ANÁLISE DE SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO CONSIDERANDO GERAÇÃO FOTOVOLTAICA COM CONTROLE ÓTIMO DO FATOR DE POTÊNCIA DO INVERSOR

Sistemas de Geração Distribuída (GD) são muito convenientes, pois podem retardar ou até mesmo evitar investimentos com reforços nas redes de distribuição. Porém, os impactos do aumento da GD devem ser levados em consideração pelas empresas distribuidoras de energia elétrica e órgãos reguladores, tanto na operação como no planejamento do sistema. Em especial, tem-se a Geração Solar Fotovoltaica, que atualmente cresce rapidamente e é abundante em todo o planeta. Com o grande aumento dessa GD, é importante o controle das perdas técnicas na rede e os níveis de tensão nas barras, ou seja, buscar uma operação econômica e segura. Os inversores dos módulos fotovoltaicos podem operar dentro de uma faixa de fator de potência (fp), injetando ou absorvendo potência reativa. O ajuste ótimo do fator de potência nos inversores solares das barras contribuem com a operação econômica e segura. Para solução do problema, foi modelado um Fluxo de Potência Ótimo (FPO) considerando as variações horárias das cargas e as disponibilidade das potências injetadas pelos inversores fotovoltaicos. A modelagem foi desenvolvida em AMPL e utilizado o solucionador Knitro. O algoritmo foi testado nos  sistemas de 10 e 34 operando com diversas configurações da geração fotovoltaica. Os resultados demonstram que o controle ótimo do fp dos inversores contribui significativamente para obter uma operação segura e econômica da rede.

Presidente - Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2236209 - RICARDO DA SILVA BENEDITO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1907748 - ALFEU JOAOZINHO SGUAREZI FILHO