Estratégia de controle da temperatura de processos em Impressoras-3D tipo FDM
Nos últimos anos a tecnologia de prototipagem rápida (FDM), tem se desenvolvido rapidamente. Porém, poucas são as pequisas relacionadas aos sistemas eletrônicos de controle e sobre os proprios circuitos das mesas de impressão, geometricas e tamanho.
Nestas impressoras 3D, o processo de impressão é muito susceptível a danos térmicos, que podem gerar consequências nas propriedades mecânicas e que podem ocasionar a fratura ou mesma a perda total do protótipo. Estes problemas podem ser mitigados por meio de um controle eficiente da temperatura durante o processo de fabricação do protótipo, de maneira que garantam níveis aceitáveis de energia.
As condições de produção a serem controladas basicamente se limitam ao controle da temperatura de impressão durante o processo.
O monitoramento do processo fornece informações ao sistema de controle e, à medida que os limites definidos são atingidos os sistemas de controle podem corrigir essas variações ainda durante o processo de produção. O sistema de controle pode atuar no aumento ou na redução da temperatura realizando assim, o controle espacial de temperatura por meio da mesa de aquecimento por pixels e controle temporal de temperatura por meio de um sistema de armazenamento de informação camada/camada de impressão.