PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de QUALIFICAÇÃO: HUMBERTO PEREIRA DA PAZ

DISCENTE : HUMBERTO PEREIRA DA PAZ
DATA : 18/11/2019
LOCAL: Santo André

ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DE RETIFICADORES DE RADIOFREQUÊNCIA PARA RECTENNAS

A colheita de energia de radiofrequência (RF) é uma das subáreas do estudo de fontes de energia ambiente renováveis, destinada a estudar a conversão da energia eletromagnética em elétrica utilizando a junção de antenas e retificadores num dispositivo denominado rectena, possibilitando assim o desenvolvimento de novos circuitos auto-suficientes em energia. Apesar da crescente demanda por estudos de rectenas, poucos trabalhos apresentam alternativas plausíveis de serem aplicadas em situações de baixíssima densidade de potência (µW/cm2 ). Visando preencher esta lacuna, este trabalho versa sobre o estudo de rectenas para aplicações de baixo custo, utilizando a banda ISM de 2,4 GHz com ênfase na tecnologia WiFi como fonte de energia. Neste trabalho, são colocados em foco as topologias de retificadores e as suas características de funcionamento, dando ênfase a níveis de potência inferiores a -10 dBm. Desta forma, dois retificadores série são projetados, montados, e medidos utilizando técnicas de filtragem do sinal de saída com elementos distribuídos e concentrados, além de realizar o casamento de impedância do circuito utilizando micro-linhas num substrato de FR-4. Os resultados preliminares descrevem um desempenho do retificador série com capacitância distribuída na saída como o mais eficiente, resultando em uma eficiência de pico de aproximadamente 25% para -20 dBm, enquanto o retificador série com capacitância concentrada apresentou eficiência máxima nesta mesma faixa de potência em torno de 20%. O trabalho dará continuidade com a medição das rectenas a partir de topologias de antena Patch e PIFA, sendo que a tensão de saída também será regulada através de um conversor elevador de tensão integrado e comercial.

Presidente - Interno ao Programa - 1762419 - CARLOS EDUARDO CAPOVILLA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2079380 - JOSE LUIS AZCUE PUMA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1760996 - DENISE CONSONNI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI