PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de DEFESA: JEFFERSON LOURENÇO DA SILVA

DISCENTE : JEFFERSON LOURENÇO DA SILVA
DATA : 24/05/2024
LOCAL: meet.google.com/wmr-rfyt-mdm

FLUXO DE POTÊNCIA ÓTIMO MONO E MULTIOBJETIVO UTILIZANDO AMPL E SOLUCIONADOR KNITRO

O Fluxo de Potência Ótimo (FPO) é aplicado ao planejamento e operação dos Sistemas Elétricos de Potência (SEP) e pode ser considerado um dos seus problemas mais populares devido aos benefícios que podem ser obtidos. Este trabalho estudou a aplicação do AMPL (Modeling Language for Mathematical Programming) associado ao solucionador Kinitro, para resolver o problema de Despacho Econômico (DE), modelado como um FPO mono e multiobjetivo. As não linearidades de efeito de ponto de válvula dos geradores, perfil de tensão, emissões, custos de geração e as restrições da rede foram consideradas. Adicionalmente, foi proposta uma heurística para lidar com a característica discreta relacionada ao valor dos taps dos transformadores. O sistema de teste IEEE 30-bus foi utilizado para análise e validação da técnica proposta. As análises foram divididas em seis casos, sendo dois deles de objetivo único e quatro multiobjetivo. Para cada um dos quatro casos multiobjetivo simulou-se 25 pesos diferentes e aplicou-se o conceito de dominância de Pareto para encontrar o conjunto de soluções ótimas não dominadas. Os resultados obtidos, quando comparados com os da literatura, apresentaram desempenhos superiores ou próximos aos obtidos pela técnica utilizada no estudo comparativo, demonstrando o potencial da técnica estudada para resolver de forma satisfatória o problema de FPO mono e multiobjetivo. Outro ponto relevante identificado durante as simulações que reafirma o bom desempenho da técnica, é a performance de processamento alcançada por ela, que para o caso simulado de maior exigência foi de 33.149 iterações e de 20,266 segundos de tempo de processamento.

Presidente - Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - BEETHOVEN NARVAEZ ROMO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1876380 - THALES SOUSA