Contribuição ao acionamento dos motores síncronos de relutância utilizando controle com rejeição ativa de distúrbios (ADRC)
Atualmente, os motores elétricos são utilizados em diversas aplicações industriais e veículos elétricos, resultando em um aumento da pesquisa e desenvolvimento em sistemas de propulsão eficientes e custos mais baixos. Os motores síncronos de relutância (MSR) mostram-se competitivos com seus pares, como motores síncronos e assíncronos, em sistemas de acionamento devido a seu baixo custo em manutenção, estrutura simples e robustez. O objetivo deste trabalho é projetar um sistema de controle de alto desempenho. Inicialmente, o controle por campo orientado indireto, com controladores PI, será implementado para o acionamento do MSR, posteriormente estes controladores serão substituídos pelos controladores com rejeição ativa de distúrbios (ADRC). Os resultados serão validados através de simulações no software MatLab/Simulink, comparando o desempenho dos controladores de corrente e velocidade utilizando controladores PI e ADRC. Os resultados mostram um melhor desempenho dos ADRC em comparação com os controladores PI. O ADRC proporciona tempos de resposta mais rápidos, resultando em uma melhor capacidade de rastrear referências e rejeitar perturbações em tempo real, além de reduzir as ondulações.