PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA DE CASSIA CARDOSO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RITA DE CASSIA CARDOSO LIMA
DATA : 11/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: UFABC On-line
TÍTULO:


Projeto e Montagem de um Sistema de Controle
Mioelétrico para Braço Róbotica


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Nestes últimos anos uma grande variedade de tecnologias assistenciais com base em sinais eletromiográficos (EMG) destinadas a pessoas com membros amputados, são reportadas na literatura. Porém tais tecnologias, como próteses, possuem limitações, sejam pela maneira de acionamento ou pelos altos custos.

Este projeto traz a proposta de desenvolver um protótipo de prótese não invasiva de braço robótico antropoide de baixos custos, que pode ser colocada no antebraço do corpo, e com esta prótese alcançar os movimentos básicos a partir dos sinais de força lidos pelo bíceps com alguns sensores, e posteriormente amplificados por um Sistema Controlador Mioelétrico (CMS). O sistema CMS será projetado/montado sobre uma plataforma Arduino em nosso laboratório.

O sistema EMG para processamento/classificação, em principio tem sido projetado para usar dois canais, utilizando para tal, amplificadores. Pretendemos processar os sinais com o auxilio de programas C/C++.

O CMS está sendo projetado para mover cinco servos motores, cada um puxando algumas cordas presas à prótese da mão para fazer com que os dedos encolherem ou estenderem, dependendo da ordem que o paciente executa com o bíceps. Finalmente este sistema será integrado com sensores de pressão, de maneira de ter um controle na sensibilidade de pressão nos dedos da prótese. Neste projeto não somente envolve a parte eletrônica, se não também teremos o aprendizado com o manuseou de prototipagem rápida e sensoriamento. Arquivos .spr do braço foram retirados da Internet, “Inmoov” e posteriormente impresso em uma de nossas impressoras-3D tipo FDM de código aberto, em tamanho real.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2605446 - SEGUNDO NILO MESTANZA MUNOZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671297 - MICHEL OLIVEIRA DA SILVA DANTAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2123676 - OLAVO LUPPI SILVA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2129291 - ALAIN SEGUNDO POTTS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1767083 - FELIPE CHEN ABREGO

Notícia cadastrada em: 07/01/2022 07:33
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod