Estudo e análise do modelo de um Motor DC para aplicações de Sistemas de Proteção Anti-Esmagamento na industria automotiva
O controle de torque e velocidade de um motor DC com imãs permanentes é frequentemente
usado em levantadores de vidro automotivos para sistemas antiesmagamento da janela
automotiva. Neste tipo de motor os pólos da armadura no rotor produzem uma ondulação
da corrente que é proporcional ao torque eletromagnético. Por sua vez, a frequência da
ondulação de corrente é proporcional à velocidade mecânica do rotor. Neste trabalho é
implementado um modelo variante no tempo do motor DC com magneto permanente
utilizando o programa MATLAB/SIMULINK, o modelo considera o efeito do comutador
mecânico na corrente, resistência e indutância da armadura. São mostradas as equações
convencionais da máquina DC e as equações variantes no tempo considerando as alterações
da resistência e indutância da armadura. São apresentados resultados de simulação em
malha aberta e fechada. Um controlador PI é usado para controlar a velocidade do motor.
Testes experimentais validam os resultados de simulação.