PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: VITÓRIA SILVA LOURENÇO

DISCENTE : VITÓRIA SILVA LOURENÇO
DATA : 13/04/2020
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

REMOÇÃO DE FENOL EM ÁGUA DO MAR MEDIANTE PROCESSOS DE ADSORÇÃO E FOTOCATÁLISE-HETEROGÊNEA USANDO MATERIAIS DE CARVÃO ATIVADO MODIFICADOS COM TIO2

A indústria de petróleo tem sua participação no despejo de substâncias desconhecidas na água quando se refere à exploração de petróleo e gás, mais especificamente no despejo indevido da água produzida na água do mar, esta tem em sua composição fenóis, compostos altamente tóxicos. Uma alternativa para a remoção desses contaminantes na água produzida, é aplicação de processos de fotocatálise ou adsorção. Portanto, o principal objetivo do estudo é sintetizar e caracterizar os catalisadores de carvão ativado (CA) e compósitos CA/TiO2, e avaliar a capacidade para remoção de um composto modelo de contaminante orgânico (fenol) em solução salina por processos de fotocatálise-heterogênea e de adsorção. O carvão ativado (CA) à base de glicerol, e os compósitos CA e TiO2 (CATi) foram sintetizados pelo método sol gel a partir do uso de isopropóxido de titânio. Os materiais foram testados como fotocatalisadores na presença de radiação UV-C (254nm) e visível (390-700nm) e como adsorventes. Este trabalho foi separado em três partes: a preparação dos materiais; caracterização por técnicas físico-químicas (titulação de Boehm, adsorção e dessorção de N2, Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), Espectroscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Difração de Raio-X (DRX)); e testes de remoção de fenol por adsorção e fotocatálise-heterogênea. Nos ensaios de remoção de fenol, alguns parâmetros como: pH da solução inicial, dosagem de catalisador, e tempo de exposição à radiação foram analisados. Os materiais de CA-Ti obtiveram uma alta área superficial, atingiram 1900 (m2.g-1), enquanto CA-Ti 40% cerca de 928,32 (m2.g-1). Pela análise de DRX, observou-se que o TiO2 presente nos compósitos corresponde à forma cristalina da Anatase. Na adsorção, os materiais apresentaram cerca de 40-50% de remoção de fenol com tempo de 1h (equilíbrio) com 0,5 g.L-1. Para fotocatálise sob UV, CA-Ti 20% foi mais eficiente em 4h de irradiação, atingindo 75% de remoção; sob radiação visível, os materiais apresentaram menor eficiência, mas alcançaram maior percentual de remoção que o TiO2 comercial dado a combinação do processo de adsorção e fotocatálise. De acordo com os resultados, os carvões mostraram características promissoras para aplicações em sistemas reais, dada a complexidade do uso da água do mar, especialmente sob radiação visível.

Presidente - Interno ao Programa - 233.691.308-90 - YVAN JESUS OLORTIGA ASENCIOS - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2351974 - JULIANA DOS SANTOS DE SOUZA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2342998 - RODRIGO DE FREITAS BUENO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762430 - DALMO MANDELLI