PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: JOANA CLAUDIO PIERETTI

DISCENTE : JOANA CLAUDIO PIERETTI
DATA : 14/04/2020
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Nanopartículas híbridas magnéticas e antibacterianas: Síntese, caracterização e aplicações

Recentemente, a preparação de materiais nanoestruturados híbridos representa uma promissora estratégia no desenvolvimento de novas plataformas de obtenção de nanomateriais versáteis com diferentes características e funções, numa única nanoestrutura. As nanopartículas superparamagnéticas de óxido de ferro (Fe3O4) vêm recebendo elevado destaque nos últimos anos, graças à versatilidade de suas aplicações biomédicas como em diagnósticos, na ressonância magnética por imagem, no tratamento contra o câncer, no transporte controlado de drogas, entre outras. Similarmente, nanopartículas de prata (Ag) demonstram potente ação antibacteriana e são empregadas na indústria de alimentos, têxtil, perfurmaria, farmacêutica e agrícola. Nesse contexto, o presente projeto objetiva a síntese e caracterização de nanopartículas de Fe3O4@Ag, envolvendo procolos de síntese química e biogênica, que sejam: (i) superparamagnéticas, e (ii) antibacterianas. A aplicação do campo magnético externo também pode ser usada para a remoção dessas nanopartículas do meio de interesse, esta ação tem implicações no reuso dessas nanopartículas em aplicações biomédicas, como também na sua devida remoção do meio ambiente. A fim de aperfeiçoar a ação antibacteriana das nanopartículas, além de aumentar sua dispersão em meio aquoso e biocompatibilidade, a superfície das nanopartículas de Fe3O4@Ag será recobertar com a quitosana, um polímero natural biocompatível, biodegradável e antimicrobiano. Além disso, o revestimento da superfície das nanopartículas com a quitosana permite a incorporação de doadores de óxido nítrico, reconhecidos por sua ação antibacteriana. Portanto, o projeto engloba a preparação de nanopartículas híbridas que sejam magnéticas e antimicrobianas, por métodos químicos e biogênicos, com grande potencial de uso em aplicações biomédicas.

Presidente - Interno ao Programa - 1844792 - AMEDEA BAROZZI SEABRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3050857 - CELIO FERNANDO FIGUEIREDO ANGOLINI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCELO GANZAROLLI DE OLIVEIRA - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1623774 - KARINA PASSALACQUA MORELLI FRIN