PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIBILA APARECIDA DE ALMEIDA OLIVEIRA

DISCENTE : SIBILA APARECIDA DE ALMEIDA OLIVEIRA
DATA : 05/03/2020
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Obtenção de fotocatalisadores baseados em nanoestruturas de niobato de bismuto (BiNbO4) sintetizadas por rotas

assistidas por micro-ondas

O Niobato de bismuto faz parte de um grupo de materiais que podem atuar como fotocatalisadores sensíveis à radiação visível, devido a sua baixa energia de band-gap e propriedades físico-químicas adequadas.     A atividade fotocatalítica é dependente da morfologia e estrutura cristalina do catalisador, sendo que, o controle destas propriedades depende das condições empregadas durante sua síntese.

Contudo, o estabelecimento de protocolos de síntese demanda uma série de experimentos de tentativas e erro que consomem tempo e energia. Neste contexto metodologias de sínteses assistidas por micro-ondas emergem como uma alternativa viável, visto que apresentam inúmeras vantagens, tais como; aquecimento homogêneo, menor tempo de reação, maior rendimento do produto obtido e maior seletividade do produto obtido, além de distribuição estreita do tamanho das partículas.

Este projeto tem como objetivo estabelecer protocolos de síntese assistida por micro-ondas de nanoestruturas de niobato de bismuto com morfologia e estrutura cristalina controlada. A resposta fotocatalítica será incrementada através da incorporação de nanopartículas plasmônicas de Ag. Os materiais obtidos serão aplicados na fotodegradação de corante modelo sob irradiação de luz solar simulada.

Presidente - Interno ao Programa - 2351974 - JULIANA DOS SANTOS DE SOUZA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1623774 - KARINA PASSALACQUA MORELLI FRIN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1601156 - WAGNER ALVES CARVALHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1671688 - ANDRE SARTO POLO