PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ MATHEUS DE FREITAS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ MATHEUS DE FREITAS COSTA
DATA : 09/03/2020
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Síntese e caracterização de derivados xantenos para aplicação como fotossensibiizadores em terapia fotodinâmica

A terapia fotodinâmica (TFD) é um tipo de modalidade terapêutica empregada no tratamento de diversos tipos de câncer, entre eles de cabeça e pescoço, e infecções microbianas. Em linhas gerais, a Terapia Fotodinâmica envolve três variantes para sua ação: i) a aplicação de um princípio ativo, denominado de fotossensibilizador (FS), ii) Luz e iii) oxigênio presente no meio. A incidência de luz promove a excitação do FS a um estado energético excitado que, ao transferir energia e/ou elétrons para as moléculas de oxigênio ao seu redor, gera uma mistura complexa de espécies reativas, espécies estas que reagem com biomoléculas provocando danos celulares irreparáveis. Nos últimos anos, visando-se aumentar a eficiência da TFD, estudos têm sido realizados para o desenvolvimento de novas drogas fotossensibilizadoras, mais seletivas, de fotossensibilidade não prolongada, simplicidade de formulação, farmacocinética favorável, facilidade de síntese, baixo custo e não tóxicas na ausência de luz. Neste contexto, os xantenos são bastante promissorees, por serem uma classe de compostos que absorvem luz na região do visível, serem facilmente sintetizados, ter boa compatibilidade biológica e apresentar alto índice de geração de espécies reativas de oxigênio após absorção de luz. Este trabalho apresentamos a síntese e caracterização de novos derivados de xantenos empregando rotas sintéticas adaptadas da literatura, promovendo modificações químicas em precursores dos xantennos como o resorcinol e derivados do anidrido ftálico. Nossos resultados evidênciam a possibildidade de promover alterações estruturais que podem possibilitar maior interação com as células alvo, bem como melhorar o rendimento quântico de geração de espécies reativas de oxigênio.

Presidente - Interno ao Programa - 1544379 - ANDERSON ORZARI RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1600860 - ALVARO TAKEO OMORI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1623577 - JOAO HENRIQUE GHILARDI LAGO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1939561 - FERNANDO HEERING BARTOLONI