PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: JHONNY FRANK SOUSA JOCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JHONNY FRANK SOUSA JOCA
DATA : 13/03/2020
LOCAL: sala 306, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Produção de um material calibrante multielementar sintético para análise direta de sólidos por LIBS

O emprego de materiais de referência pressupõe oferecer ao usuário/analista ferramentas para conferir a rastreabilidade das medições que, no caso das técnicas espectroanalíticas, correspondem aos métodos empregados para determinar a composição quantitativa elementar. Não existem materiais de referência disponíveis para toda e qualquer matriz e, no contexto da análise direta de sólidos, essa indisponibilidade é ainda mais latente. A espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS) tem merecido destaque dentre as técnicas espectroanalíticas que possibilitam a análise direta de sólidos, mas a calibração é tida como o seu “calcanhar de Aquiles”1, o que justifica a relevância de se produzir um material calibrante sintético visando a análise direta de sólidos por LIBS. São propostas duas rotas para preparo do material calibrante sintético: a) por extração dos metais de uma solução aquosa, usando 1-(2-piridilazo)-2-naftol (PAN) como agente complexante e cera de parafina como agente extrator e b) por dispersão direta de um padrão multielementar preparado em óleo mineral em cera de abelha. A eficiência de extração de Cd2+, Cr3+, Cu2+, Fe3+, Mn2+ e Zn2+ de uma solução aquosa multielementar contendo entre 1,0 e 6,0 mg L-1 destes íons, usando 700 μL de cera de parafina fundida contendo 0,025 mol kg-1  de PAN como extrator, foi avaliada, inicialmente, pela % de remoção destes íons da fase aquosa após a extração. Os melhores resultados foram obtidos em pH 9 ou 10, sendo a % de remoção para todos estes elementos superior a 90%, partindo de 10 mL de solução aquosa. As ceras de parafina obtidas após a extração foram separadas e submetidas a análise por LIBS, nas mesmas condições operacionais adotadas por Papai et al2 e, apesar do fator de pré concentração estimado em 14 vezes, não foram obtidos sinais efetivamente distinguíveis do branco analítico para os elementos em estudo. A dispersão do padrão multielementar preparado em óleo mineral na cera de abelha levou a misturas homogêneas e firmes, possibilitando assim a detecção dos elementos incorporados na cera por LIBS. A priori, foram preparados discos de cera de abelha contendo 32 mg kg-1 dos elementos presentes no padrão e, nas mesmas condições operacionais adotadas previamente para o LIBS, foram obtidos sinais analíticos para Al, B, Cd, Ca, Cr, Cu, Fe, Mg, Mn, Ni, Si, Ti, V e Zn. A seguir, foram otimizadas as condições operacionais do LIBS visando a análise na cera de abelha e foram preparados discos de parafina contendo concentrações crescentes de padrão e em diferentes teores de óleo mineral, sendo possível obter curvas analíticas entre 10 e 150 mg kg-1 para Al, B, Cd, Cr, Cu, Fe, Mg, Mn, Ni, Si, Ti, V e Zn. Foi verificado, também, que o teor de óleo presente nos discos de cera de abelha afeta a inclinação e linearidade das curvas analíticas, bem como o aspecto das crateras (spots) produzidas pelo laser. Os limites de detecção calculados para os diversos elementos possibilitam a aplicação em matrizes complexas, tais como cosméticos e óleos lubrificantes, que podem ser facilmente incorporadas a cera de abelha.

Presidente - Interno ao Programa - 1543683 - IVANISE GAUBEUR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PEDRO VITORIANO DE OLIVEIRA - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FLAVIO DE OLIVEIRA LEME - UFABC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1933328 - HELOISA FRANCA MALTEZ