PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: FERNANDA MARIA RODRIGUEZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA MARIA RODRIGUEZ
DATA : 06/03/2020
LOCAL: sala 307, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Desenvolvimento de Metodologia e Acessórios para a Produção de Material de Acesso Restrito (RAM), por meio da Técnica de Síntese de Peptídeo em Fase Sólida (SPPS): Aplicação em HPLC e Avaliação da Enantiosseletividade do Material.

Um novo material de acesso restrito (RAM) é apresentado neste trabalho. Para tanto, foi realizado o design e a síntese de um peptídeo com L e D-aminoácidos, a fim de que os mesmos conferissem ao material sítios quirais atrativos a analitos capazes de formar complexos intermediários favoráveis à enantiosseparação. O peptídeo desenvolvido foi entrecruzado com glutaraldeído e suportado sobre ODS-C18 e usado em coluna para HPLC, em fase reversa. Desta forma, foi desenvolvido um material que possibilitou não somente a exclusão de macromoléculas, mas também, a manutenção das excelentes características de partição encontradas nos materiais de fase reversa. Há ainda uma inovação não apresentada na literatura, qual seja, a resolução de analitos em matriz complexa, através de injeção direta de soro bovino reforçado com parabenos, mostrando a manutenção das características da fase reversa, retenção e separação com ótima resolução dos analitos testados. Com a mesma coluna foi possível ainda fazer a separação de um padrão quiral de 5-metil-5-fenil-hidantoína, demonstrando ser possível desenhar um peptídeo com características específicas, possibilitando maior afinidade da fase RAM com o analito de interesse. Portanto, o material desenvolvido traz uma nova tendência aos materiais de acesso restrito, sendo possível escolher resíduos que favoreçam características específicas ao material, trazendo um novo status às colunas RAM, uma vez que possibilitou a injeção direta de amostras complexas, e separação dos analitos em diferentes matrizes em uma única dimensão, ou seja, em uma única coluna.

Presidente - Interno ao Programa - 1544344 - VANI XAVIER DE OLIVEIRA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1543683 - IVANISE GAUBEUR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544951 - ANA PAULA DE MATTOS AREAS DAU
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SÉRGIO DINIZ GARCIA