PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: JOÃO MANOEL DE LIMA JÚNIOR

DISCENTE : JOÃO MANOEL DE LIMA JÚNIOR
DATA : 12/02/2020
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Aplicação do óxido de grafeno na microextração dispersiva em fase sólida visando a pré-concentração de metais em amostras líquidas

Procedimentos de separação e pré-concentração são muitas vezes necessários para a eliminação de interferentes, aumento de sensibilidade e melhoria dos limites de detecção. Para a simplificação do processo de extração e redução do consumo de reagentes e amostra tem-se utilizado a microextração dispersiva em fase sólida (D-m-SPE). Esse tipo de microextração originou-se da microextração liquida-liquida dispersiva (DLLME) e se baseia na eficiente introdução de uma quantidade reduzida de fase sólida à uma amostra líquida. O óxido de grafeno, por apresentar grande área superficial, entre outras características desejáveis, tem encontrado aplicação na extração de metais. O presente trabalho teve como objetivo principal a utilização da D-m-SPE no desenvolvimento de um método analítico para a determinação simultânea dos metais Ca, Al, Cu, Fe, Mn, Zn, Ti, Cd, Ni e Cr, presentes em amostras líquidas. Aproveitando todas as vantagens da D-m-SPE tem-se como objetivos específicos: (i) propor o uso do óxido de grafeno como fase sólida e (ii) explorar as vantagens da D-m-SPE combinada com a detecção dos metais por Laser Induced Breakdown Spectroscopy (LIBS). Com a metodologia desenvolvida, onde o óxido de grafeno após extração dos metais foi imobilizado em filmes de agarose e membranas de éster de celulose, foi possível obter curvas de calibração com faixas linear entre 100 e 700 µg L-1 utilizando membranas de éster de celulose e entre 100 e 500 µg L-1 utilizando filmes de agarose. Foram calculados, para os filmes de agarose, LOD e LOQ entre 0,3 e 23 µg L-1 e 1 e 77 µg L-1,respectivamente. Para as membranas de éster de celulose foram calculados LOD e LOQ entre 0,7 e 24 µg L-1 e 2 e 27 µg L-1,respectivamente, entretanto, foram adotados LOQ experimentais de 100 µg L-1.  O método foi aplicado em amostras de água de reuso, água subterrânea e nos materiais de referência: Drinking water (EP-H), Ground water (ES-L) e Waste water (EU-L).

Presidente - Interno ao Programa - 1543683 - IVANISE GAUBEUR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FABIO RODRIGO PIOVEZANI ROCHA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JULIANA NAOZUKA - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - CASSIANA SEIMI NOMURA - USP