PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: ALESSANDRO LAMARCA URZEDO

DISCENTE : ALESSANDRO LAMARCA URZEDO
DATA : 17/02/2020
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Síntese, caracterização e ensaios biológicos de biomateriais de alginato contendo doador de óxido nítrico e nanopartículas de prata

O óxido nítrico (NO) é uma molécula endógena que está relacionada com diversos processos biológicos, por isso terapias com NO exógeno têm sido exploradas, inclusive para aplicações antibacterianas. Nanopartículas de prata (AgNPs) são materiais nanoestruturados de prata reduzida muito conhecidos por suas propriedades também antibacterianas. Neste trabalho, AgNPs biogenicamente sintetizadas usando extrato de chá verde (Camellia sinensis) foram combinadas com ácido S-nitrosomercaptosuccínico (S-nitroso-MSA), uma molécula que se decompõe liberando NO, por isso chamada de doadora de NO. Alginato, um polímero natural, biodegradável e biocompatível foi usado para produzir duas matrizes diferentes: hidrogel (AHG) e nanopartículas (ANP), para concentrar e carrear as AgNPs e o S-nitroso-MSA. Tanto as ANP quanto o AHG foram caracterizados por diversas técnicas e a citotoxicidade desses materiais foi testada para a célula modelo Vero, com objetivo de determinar concentrações seguras de aplicação. Para avaliação de atividade antibacteriana foram usadas as bactérias multirressitentes a antibióticos: Escherichia coli ATCC 25922, que é Gram-negativa; Staphylococcus aureus ATCC 25923 e Streptococcus mutans UA159, ambas Gram-positivas. A caracterização das AgNPs demonstrou que seu tamanho médio determinado por Espalhamento de Luz Dinâmica é de 35,3 ± 5,9 nm, com índice de polidispersão 0,274 ± 0,013, e a Difração de Raio X apresentou um padrão correspondente a prata reduzida com estrutura cúbica de face centrada. A caracterização dos AHG e ANP apresentou liberação do NO sustentada por 18 e 12 h, respectivamente. Ensaios reológicos dos AHG apresentaram gelificação com estabilidade térmica e mecânica. As ANP apresentaram Eficiência de Encapsulamento para MSA (precursor do S-nitroso-MSA) de 98,7 ± 0,1 %. Ensaio de citotoxicidade demonstrou que tanto para os AHG quando para as ANP, a concentração não citotóxica é maior que ou igual a 6 μg/mL. A concentração de 2 μg/mL de AHG contendo S-nitroso-MSA e AgNPs demonstrou diminuição de 5-log da concentração de bactéria em tempo médio de 2 h, mostrando-se significativamente mais eficiente que grupos contendo individulmente S-nitroso-MSA ou AgNPs. As ANP contendo S-nitroso-MSA e AgNPs apresentaram Concentração Mínima de Inibição na faixa de 12,5 a 3,125 μg/mL e Concentração Mínima Bactericida na faixa de 25 a 3,125 μg/mL, também demonstrando ação superior comparado a grupos contendo individualmente S-nitroso-MSA ou AgNPs. Dessa forma, os resultados indicam que o AHG e as ANP sintetizados tem potencial uso como agentes antibacteriano frente a bactérias multirresistentes aos antibióticos.

Presidente - Interno ao Programa - 1844792 - AMEDEA BAROZZI SEABRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2351974 - JULIANA DOS SANTOS DE SOUZA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1671688 - ANDRE SARTO POLO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2046361 - BRUNO LEMOS BATISTA