PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDER GARRETA GONCALVES COSTA PINTO

DISCENTE : ALEXANDER GARRETA GONCALVES COSTA PINTO
DATA : 19/12/2019
LOCAL: sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Derivados de 1,2,4,5-tetrafenilimidazol aplicados em sistemas orgânicos emissores de luz

Foram sintetizados 14 derivados de 1,2,4,5-tetrafenilimidazol com substituintes doadores e aceptores de elétrons no anel N-fenila, separados em duas séries pareadas de 7 compostos que diferem na presença do grupo hidroxila (–OH) no anel 2-fenila. Suas características fotofísicas, quimiluminescente e eletroquímicas foram determinadas para que os compostos possam ser usados como ativadores (ACT) na reação quimiluminescente peroxioxalato. A série sem hidroxila apresentou valores semelhantes de rendimento quântico de fluorescência (ΦFL, entre 0,21 e 0,33). A presença de –OH fez com que, em geral, os valores de ΦFL diminuíssem em relação a outra série, devido a um processo de transferência de próton intramolecular (ESIPT) que afeta as propriedades destas moléculas. Para a série com –OH, uma correlação de Hammett com ρ = –0,8 indicou que o processo de fluorescência é sensível ao efeito eletrônico do substituinte. Os compostos com bromo apresentaram os menores valores de ΦFL, ca. 0,03, devido ao efeito do átomo pesado. O caráter fortemente desativante do grupo –NO2  fez com que seus correlatos apresentassem valores de ΦFL mais elevados. Ensaios cinéticos de emissão de luz foram feitos e mostraram que os compostos testados de fato podem atuar como ACTs da reação peroxioxalato, uma vez que as constantes de velocidade observada do processo (kobs1 e kobs2) não mostraram dependência com a concentração destes. Através de voltamogramas cíclicos, os valores de potencial de oxidação (Eox) foram determinados e estão em uma faixa ampla de 1,00 a 1,42 V vs. SCE. Estes valores estão relacionados a um mecanismo de transferência de elétron na quimiexcitação e podem estar diretamente associados com a natureza do substituinte.

Presidente - Interno ao Programa - 1939561 - FERNANDO HEERING BARTOLONI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1654772 - CAMILO ANDREA ANGELUCCI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1623577 - JOAO HENRIQUE GHILARDI LAGO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1909951 - ARTUR FRANZ KEPPLER