PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: ERIC UMEHARA

DISCENTE : ERIC UMEHARA
DATA : 18/12/2019
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-Trypanosoma cruzi in vitro E DO MECANISMO DE AÇÃO DO ÁCIDO ANACARDICO ISOLADO DE Schinus terebinthifolius Raddi (ANACARDIACEAE) E DE SEU DERIVADO HIDROGENADO

No presente trabalho, o extrato hexânico das folhas de  Schinus terebinthifolius (Anacardiaceae), mostrou atividade frente as formas tripomastigotas de T. cruzi (100% de morte do parasita a 200 µg/mL). A utilização de técnicas de desreplicação molecular do extrato ativo sugeriram a presença de derivado do ácido anacardico (1), sendo um composto majoritário da castanha de caju (Anacardium occidentale) e que nunca foi isolado na espécie S. terebinthifolius. Para o isolamento do composto 1 foram empregados diferentes métodos cromatográficos, enquanto que a estrutura do composto isolado foi definida através de técnicas espectroscópicas e espectrométricas do produto natural e de derivados semissintéticos. O composto 1a, oriundo da hidrogenação catalitica de 1, bem como o ácido 2-hidroxibenzoico foram submetidos a avaliação da atividade biológica frente as formas tripomastigotas de T. cruzi. Também aos resultados obtidos mostraram que 1 e 1a uma concentração efetiva (CE50) de 9,05 ± 1,24 e 8,28 ± 0,73 µM, respectivamente enquanto que o ácido 2-hidroxibenzoico não apresentou (CE50 > 200 mM). Desta forma pode-se inferir que a presença da cadeia alquílica é crucial para a atividade anti-T. cruzi. Para a finalização do presente trabalho, ensaios de mecanismos de ação foram realizados. Primeiramente foi realizado o ensaio de permeabilidade de membrana plasmática o qual se mostrou positivo para o composto 1 e negativo para o composto 1a. Frente a esse resultado, outras vias de mecanismo de ação do composto 1a. Desta forma foram avaliados os niveis de ERO’s e de Ca2+ bem como o potencial elétrico de membrana plasmática e mitocondrial, chegando-se a conclusão que 1a é um potencial regulador de espécies reativas a oxigênio e que o mecanismo de morte do T. cruzi por 1a foi decorrente da despolarização da membrana mitocondrial.

Presidente - Interno ao Programa - 1623577 - JOAO HENRIQUE GHILARDI LAGO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1600860 - ALVARO TAKEO OMORI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CELIZE MAIA TCACENCO - IMT
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - THIAGO RAHAL DE MORAIS - UNG