PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: LARISSA MARKUS TORRES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSA MARKUS TORRES
DATA : 26/09/2019
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Estudo da degradação de corantes reativos em efluentes têxteis por adsorção e processos oxidativos avançados

As lavanderias industriais são caracterizadas pelo elevado consumo de água durante os processos de beneficiamento têxtil e a grande quantidade de efluentes gerados, com forte coloração e elevada carga orgânica o que intensifica a preocupação com os recursos hídricos. Neste contexto, o presente trabalho avaliou a eficiência da degradação de diversos corantes reativos têxteis utilizados no processo de tingimento da lavanderia industrial All Washed e efluente sintético, pelos processos oxidativos avançados que envolvem uso de peróxido de hidrogênio, radiação ultravioleta, Fenton e Ozônio. Os melhores resultados em termos de descoloração, degradação, viabilidade econômica e geração de resíduos foram obtidos para o sistema UV/H2O2. Este processo foi aplicado ao efluente real após processo de coagulação, obtendo remoção de 95% de COT. Foram identificados os intermediários formados durante as reações UV/H2O2 para os corantes estudados em solução aquosa, como também foram propostos os mecanismos de degradação. Ensaios de fitotoxicidade foram realizados com sementes de Sinapis alba para avaliar potencial de toxicidade dos corantes em soluções aquosas antes e após reações com UV/H2O2. A partir do lodo têxtil foi desenvolvido um biocarvão e caracterizado por análises de granulometria, microscopia eletrônica de varredura (MEV) com energia dispersiva de raios X (EDX), pH, Ponto de Carga Zero (PCZ), análise de adsorção e dessorção de nitrogênio, titulação de Boehm e análise elementar, para ser utilizado como adsorvente. Um protótipo de sistema de tratamento de efluentes contendo os processos de: coagulação, floculação, sedimentação, adsorção com biocarvão e processo oxidativo avançado foi desenvolvido e testado para o efluente proveniente do tingimento têxtil na lavanderia industrial All Washed. A água e os efluentes obtidos nos processos da lavanderia e no protótipo foram caracterizados, de acordo com os parâmetros: turbidez, cor, DQO, Mn, Fe, Cu, alcalinidade total, sulfatos, cloro livre, sólidos suspensos e sólidos dissolvidos.

Presidente - Interno ao Programa - 1601156 - WAGNER ALVES CARVALHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2357551 - CAMILA CLEMENTINA ARANTES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1809833 - TATIANE ARAUJO DE JESUS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1646410 - ROSELI FREDERIGI BENASSI