PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: ANTONIO FRANCISCO DA SILVA

DISCENTE : ANTONIO FRANCISCO DA SILVA
DATA : 16/09/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Extração em Fase Líquida combinada com Espectrometria de Absorção Atômica com Forno de Grafite (GF AAS) para determinação de Estanho em Óleos Comestíveis

O estanho (Sn) é um elemento em abundância no planeta, apresentando os estados de oxidação mais comum Sn(II) e Sn(IV). O estanho metálico tem uma ampla aplicação, principalmente na fabricação de embalagens para a indústria de alimentos, bebidas e aerossóis. Enquanto os compostos inorgânicos de estanho não são considerados tóxicos, os organoestânicos (OTs) apresentam elevada toxicidade. Devido a baixa concentração dos compostos de Sn em diferentes matrizes, como óleos comestíveis, este trabalho utiliza a extração induzida por quebra de emulsão como uma técnica de preparo de amostra para a extração de Sn inorgânico combinada a detecção por absorção atômica com forno de grafite (GF AAS). A EIEB foi realizada nas seguintes condições: pesagem de 1,0 g de óleo vegetal, seguida da adição de 1 mL da solução extratora contendo Triton X-114 2% (m/v) e ácido nítrico 3% (v/v). A mistura foi agitada mecanicamente com o uso de um vórtex para formação da emulsão e a quebra da emulsão foi realizada com aquecimento a 90 °C por 60 minutos. A fase aquosa foi recolhida e o Sn detectado por (GF AAS). Obteve-se uma curva de calibração com uma faixa linear entre 10 e 100 µg L-1 , limite de detecção e quantificação foram respectivamente, 1,1 e 3,6 µg L-1. A exatidão foi avaliada por meio de ensaios de adição e recuperação em diferentes amostras de óleo comestível, obtendo-se valores de 82% até 94%. Também foi realizado o preparo de amostra por meio de digestão em meio ácido por micro-ondas e o Sn foi determinado por espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). Um outro método de preparo de amostra baseado na microextração líquido-líquido dispersiva reversa (RP-DLLME), porem foram obtidos bons resultados de recuperação do Sn. O preparo da amostra por EIEB destaca-se pela simplicidade de operação, rapidez e baixo consumo de reagentes.

Presidente - Interno ao Programa - 1543683 - IVANISE GAUBEUR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MACIEL SANTOS LUZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MÁRCIA ANDREIA MESQUITA SILVA DA VEIGA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1933328 - HELOISA FRANCA MALTEZ