PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: THAIZA FERREIRA MENEGASSI DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIZA FERREIRA MENEGASSI DE SOUZA
DATA : 23/09/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Estudo fotobiológico da hipericina para aplicação como fotossensibilizador em Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana sobre colônias de Staphylococcus aureus e Escherichia coli

Com o aumento de casos de resistência microbiana a tratamentos comuns (antibióticos e antimicrobianos), a terapia fotodinâmica antimicrobiana (aTFD) aparece como uma luz no fim do túnel, pois a interação de três componentes: um fotossensibilizador, luz e oxigênio do medida], resultando na formação de espécies reativas capazes de atingir diferentes alvos celulares (proteínas, enzimas, lipídios insaturados) levando à ruptura da parede e da membrana celular. Esta propriedade de atuar em diferentes alvos dificulta qualquer mecanismo de resistência, favorecendo a aPDT. Neste trabalho verificamos a eficiência da hipericina como fotossensibilizador na cultura de Sthapylococcus aureus e Escherichia coli. Para isso, primeiro analisamos a concentração mínima de inibição -ICM por testes líquidos de inibição. Após realizamos o estudo da captação de hipericina pela bactéria através de estudos indiretos utilizando o método do espectrofotômetro ultravioleta-visível (espectrofotômetro ultravioleta, modelo Cary 50, Varian - UV-VIS ) e Citometria de Fluxo (BD FACSCanto TM II) onde o tempo de incubação e a concentração do composto foram variados. O estudo também determinou o mecanismo de ação desencadeado pela aTFD, a partir da cinética de crescimento microbiano sob as melhores condições de tratamento. Os resultados referentes a determinação da MIC apresentaram uma MIC 50 na concentração de 1 μM de hipericina, e o ensaio de captação não mostrou mudanças significativas entre as concentrações e o tempo de incubação para ambas as bactérias. Quando avaliamos o tempo de incubação e a dose de luz, observamos que o tempo de incubação não foifator determinante no estudo, sendo estabelecido em 5 minutos para ambos os microrganismos, entretanto, a dose de luz induziu uma maior inibição do crescimento das colônias, isto foi evidenciado pelo teste de cinética, que demonstrou o potencial antimicrobiano da hipericina como um composto bacteriostático. Em conclusão, temos que a hipericina foi capaz de reduzir a viabilidade das células microbianas, embora tenhamos observado a retomada do crescimento, o que indica a potencial aplicação da aTFD associada a outros tratamentos antimicrobianos.

Presidente - Interno ao Programa - 1544379 - ANDERSON ORZARI RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1771857 - CARLOS ALBERTO DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544951 - ANA PAULA DE MATTOS AREAS DAU
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PEDRO ISMAEL DA SILVA JUNIOR - IB/SP