PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: BRUNA MOREIRA FREIRE

DISCENTE : BRUNA MOREIRA FREIRE
DATA : 10/09/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

VALIDAÇÃO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE ELEMENTOS TRAÇO EM URINA PARA AVALIAÇÃO OCUPACIONAL DE TRABALHADORES DE FUNDIÇÃO

Um método simples, rápido e preciso foi desenvolvido para determinação de Al, As, Ba, Cd, Co, Cr, Cs, Cu, Fe, I, Mn, Ni, Pb, Sb, Se, Sn, U e Zn em urina por espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). Para o desenvolvimento do método foram considerados os seguintes fatores: sistema de introdução de amostras, diluente e diluição da amostra, variáveis do ICP-MS, uso de padrão interno e modo de calibração. A exatidão foi verificada analisando materiais de referência certificados (CRMs). As amostras foram analisadas diretamente após diluição 1:20 (v/v) em HNO3 0,4% (v/v) e Triton X-100 0,005%. O hélio foi utilizado na célula de colisão, reduzindo efetivamente as interferências poliatômicas e melhorando a recuperação para Al, Mn, Cu, Cr, Zn, As, Se e Cs. Os resultados mostraram que o uso da calibração por ajuste de matriz reduziu as interferências e melhorou as recuperações para Al, Co, Pb e I na urina. Com exceção de Ba (78%) e Hg (52%), todos os outros elementos apresentaram recuperações dentro dos limites aceitáveis (de 86 a 111%) na análise do CRM NIST 2670a “high level”. Finalmente, o método desenvolvido foi aplicado para o biomonitoramento de elementos traço em 180 amostras de urina de trabalhadores ocupacionalmente expostos de uma indústria de fundição. Para fins de comparação, a urina de indivíduos não expostos foi coletada como grupo controle. A exposição ocupacional a metais é uma preocupação devido à potencial toxicidade de alguns elementos e seus efeitos na saúde do trabalhador. A população exposta apresentou níveis médios de As, Cd, Pb, Cs e I estatisticamente superiores aos encontrados na população controle. A comparação com outros trabalhos publicados sobre indivíduos ocupacionalmente expostos mostrou que os trabalhadores deste estudo apresentaram maiores concentrações de Cs, Ni, Mn, Pb, U e Zn na urina. Algumas amostras excederam os valores regulatórios para a concentração de As em urina, sendo então submetidas a especiação química de As utilizando HPLC-ICP-MS. Os resultados indicaram que as amostras de urina dos indivíduos expostos apresentaram níveis aumentados de espécies orgânicas e inorgânicas quando comparadas aos controles. As espécies predominantes na urina dos trabalhadores expostos foram dimetil-As (DMA) e arsenito (As3+). Há necessidade de atenção quanto aos efeitos da exposição nesses trabalhadores e as condições de segurança do ambiente de trabalho devem ser melhoradas para garantir sua saúde.

Presidente - Interno ao Programa - 2046361 - BRUNO LEMOS BATISTA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544365 - GISELLE CERCHIARO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCI ROCHA AVEIRO - IFSP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - OSMAR ANTUNES JUNIOR - IFSP