PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAIRA VIEIRA MACHADO

DISCENTE : NAIRA VIEIRA MACHADO
DATA : 29/08/2019
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Biorredução de cetonas consideradas “difíceis de reduzir” catalisada por cenouras

Este trabalho consiste em apresentar a redução de cetonas consideradas na literatura como “difíceis de reduzir” assimetricamente. Essas cetonas são chamadas dessa forma por possuírem grupos α e α’ vizinhos ao grupo carbonila com pouca diferença estrutural, dificultando a obtenção de produtos enantiomericamente puros. Neste caso, as cetonas selecionadas para a redução foram: 1-Z-3-pirrolidinona, diidro-2-metil-3(2H)-furanona, diidro-3(2H)-tiofenona, 1-Boc-3-pirrolidinona e 1-benzil-3-pirrolidinona.

Os álcoois provenientes destas cetonas são importantes devido a sua utilização em sínteses de compostos bioativos. Com isso, a cenoura é um biocatalisador conhecido na literatura em reações com cetonas pró-quirais para obtenção de álcoois com altos valores de conversão e excesso enantiomérico. As lipases, por sua vez, são biocatalisadores usados em resoluções enzimáticas de álcoois racêmicos por serem seletivas, acessíveis e com aplicação industrial. Assim, será avaliado a melhor metodologia entre a biorredução das cetonas frente à resolução cinética enzimática.

Os resultados das reduções das cetonas, com exceção do 1-benzil-3-pirrolidinona, usando pedaços de cenouras apresentou-se aplicáveis na redução de cetonas consideradas difíceis de reduzir. A resolução cinética enzimática do álcool racêmico 1-Boc-3-pirrolidinol apresentou os melhores resultados de excessos enantioméricos para as seguintes lípases: Amano PS, PS-IM e PCL. A resolução enzimática mostra-se melhor para reações feitas em maior escala. Por sua vez, a cenoura apresenta altos valores de conversão e excesso enantiomérico.

Presidente - Interno ao Programa - 1600860 - ALVARO TAKEO OMORI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1939561 - FERNANDO HEERING BARTOLONI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CRISTIANO RAMINELLI - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544379 - ANDERSON ORZARI RIBEIRO