PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA SANTOS SOUZA

DISCENTE : BRUNA SANTOS SOUZA
DATA : 19/07/2019
LOCAL: sala 301,3º andar, Bloco B, Campus SA, Av.dos Estados, 5001, Sta.Terezinha,Santo André-SP.

Preparação e estudo de propriedades de organocalcogenetos luminescentes visando sua aplicação em sistemas biológicos.

No presente trabalho é proposta a síntese, avaliação de propriedades luminescentes e aplicações de fluoróforos funcionalizados com organocalcogenetos. Há diversos relatos na literatura mostrando a modulação da luminescência de sistemas moleculares funcionalizados com organocalcogenetos de acordo com o estado de oxidação do Selênio ou do Telúrio. Em geral, organocalcogenetos tem emissão suprimida enquanto que organocalcogenuranas são emissivos; essa propriedade vem sendo explorada em sistemas de detecção de espécies oxidantes intracelulares, por exemplo. Isso coloca estes compostos como agentes teranósticos potenciais. O objetivo desse trabalho consiste em estudar essas propriedades em sistemas inéditos derivados de benzaldeídos funcionalizados com os grupos fenilselenenila e feniltelurenila.

Os organocalcogenetos são derivados de Selênio e Telúrio com grupos funcionais apropriados para a funcionalização dos fluoróforos escolhidos, a saber, a 7-amino-4-metilcumarina, 1-aminometilpireno e o isotiocianato de fluoresceína. As funcionalizações são empreendidas utilizando reações de aminação redutiva com derivados de benzaldeído para os dois primeiros fluoróforos e de condensação para o último utilizando benzilaminas. Para a apresentação do exame de qualificação, apresentaremos os esforços voltados para a preparação dos sistemas inicialmente propostos, a caracterização dos intermediários sintéticos e a caracterização fotofísica preliminar de alguns derivados.

Presidente - Interno ao Programa - 1623562 - RODRIGO LUIZ OLIVEIRA RODRIGUES CUNHA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1982740 - GUSTAVO MORARI DO NASCIMENTO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DIOGO DE OLIVEIRA SILVA - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1604147 - LEONARDO JOSE STEIL